Centro Regional de Referência em Crack, Álcool e Outras Drogas (CRR-UFMG)

CRR UFMG

Descrição
O CRR Enfermagem UFMG oferece cursos de capacitação e atualização para profissionais de área da saúde, assistência social, educação, segurança pública e comunidade em geral sobre a temática álcool e outras drogas com financiamento da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e Ministério da Justiça como parte das Ações do Programa Crack é possível Vencer do governo federal.

Objetivo
Capacitar profissionais de área da saúde, assistência social, educação, segurança pública e comunidade em geral sobre a temática álcool a partir da perspectiva da Política Nacional de Saúde Mental Álcool e outras Drogas.

Metodologia de trabalho
Os cursos oferecidos pelo CRR Enfermagem UFMG são presenciais e realizados de uma metodologia problematizadora.
A Metodologia da Problematização inicia-se ao provocar o aluno a observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitirá que o estudante perceba por si os aspectos interessantes, que mais o intriguem. A partir dos conhecimentos prévios os alunos e docentes são capazes de perceber os nós críticos da realidade analisada.

Tendo elencado os nós críticos os alunos e professores podem classificá-los utilizando critérios de prioridade, a fim de definir quais serão estudados e com qual profundidade. Concluída esta análise o indivíduo é estimulado a refletir sobre quais são os pontos chaves destes problemas, sendo esses a orientação para a etapa da Teorização, onde buscam embasamentos científicos, técnicos, oficiais etc., para avaliarem estes pontos chaves, diferentes ângulos do problema são analisados.

Após essa etapa de teorização, outra reflexão é necessária, a elaboração das possíveis hipóteses de solução, assim como os aspectos problemáticos, estas hipóteses devem ser classificadas utilizando-se critérios de adequação, logicidade, coerência ou outros.

A construção das hipóteses é um momento importante, pois, mais uma vez o indivíduo deve julgar de maneira crítica a realidade em que está inserido, compreendendo de forma construtiva o meio em que vive, estando agora menos abstrata as medidas possíveis que podem ser tomadas para a transformação, em algum grau, da realidade em que vive.

Locais de realização dos Cursos
Os cursos são oferecidos na Escola de Enfermagem e na sede dos municípios parceiros, assim como nas instituições parceiras.

Coordenador Geral: Prof. Amanda Márcia dos Santos Reinaldo (EEUFMG)
Coordenador pedagógico: Prof. Eliana Aparecida Villa

Membros Docentes/colaboradores:
O CRR Enfermagem UFMG conta com um corpo docente formado por professores da UFMG e profissionais especializados ou com notório saber na área de álcool e drogas.
Amanda Márcia dos Santos Reinaldo (EEUFMG)
Alda Martins Gonçalves (EEUFMG)
Maria Odete Pereira (EEUFMG)
Eliana Aparecida Villa (EEUFMG)
Belisa Vieira da Silveira (CRR Enfermagem)
Raquel Pereira (CMT-FHEMIG)
Jarbas Oliveira (PBH)
Ana Paula Leão (PBH)
Daniene Santos (CMT-FHEMIG)

Cursos oferecidos:
• Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional
• Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Drogas
• Políticas públicas em álcool e outras drogas
• Projetos terapêuticos singulares na área de álcool e drogas
• Prevenção ao uso de álcool e drogas no ambiente escolar
• Promoção à saúde do usuário de drogas
• Boas práticas em dependência química
* Os cursos também podem ser criados e oferecidos de acordo com a demanda dos municípios e instituições parceiras.

Outras Atividades
Supervisão clínico assistencial para equipes de serviços de atenção ao usuário de álcool e outras drogas
Parcerias em projetos de extensão e pesquisa na área de álcool e outras drogas

Parceiros:
Prefeitura Municipal de Nova Lima – Secretaria de Saúde – CAPs AD
Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves
Secretaria de Educação de Belo Horizonte – Programa Família Escola e Programa Rede pela Paz

Localização:
Centro Regional de Referência em Políticas sobre Drogas (CRR Enfermagem/UFMG)
Escola de Enfermagem da UFMG
Av. Alfredo Balena, 190, Térreo, sala 4