Calendário

Junho 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Estágios

O setor de Estágios da Escola de Enfermagem da UFMG é responsável por orientar aos seus alunos quanto aos estágios, receber, enviar, emitir, e disponibilizar no SEI as assinaturas de todos os documentos relacionados aos estágios.

End. Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG
Escola de Enfermagem - Bloco B - 2º Andar - sala 216
Tel.: (31) 3409-9831. E-mail: estagios@enf.ufmg.br

Orientações sobre os Estágios Curriculares e Extracurriculares
Os estudantes dos cursos de graduação da UFMG podem realizar estágios obrigatórios e não obrigatórios. Essas modalidades são estabelecidas pela lei 11.788/2008.
Link para acesso à Lei: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

Estágio Obrigatório
O que é:
Atividade curricular obrigatória de aprendizado profissional desenvolvida em empresas públicas ou privadas, sob a responsabilidade de um professor orientador da UFMG e com acompanhamento de um supervisor designado no local da atividade. O estágio Obrigatório deve estar previsto no Projeto Pedagógico do Curso no qual é exigido o cumprimento de carga horária como requisito para conclusão do curso de graduação. O aluno estagiário poderá receber uma bolsa e um auxílio transporte, sendo facultativas as suas concessões, conforme Lei Federal 11.788/2008.
Requisitos:
O aluno deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação da unidade;
Estar devidamente matriculado na disciplina;
Ser realizado sob a orientação do coordenador da disciplina;
Finalizar o estágio dentro do semestre letivo definido pelo calendário da UFMG.

Estágio Não Obrigatório
O que é:
É uma atividade curricular opcional, cuja carga horária é acrescentada a carga regular prevista no Projeto Pedagógico. Neste caso é compulsória o pagamento de bolsa (ou
outra forma de contraprestação acordada) e o auxílio transporte.
Observações Gerais:
• O aluno deverá encaminhar a documentação da empresa, em formato PDF, para o e-mail estagios@enf.ufmg.br;
• A coleta das assinaturas do (a) orientador (a) e da Coordenação do Colegiado do curso será providenciada pelo setor de Estágios, através da plataforma SEI-UFMG;
• Preferencialmente, o processo deve tramitar, em sua integralidade, através do sistema SEI-UFMG. Para tanto, o aluno e o responsável pela assinatura da empresa devem se cadastrar na plataforma através do link: https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0.
• Para efetivação da assinatura, após realização do cadastro, consulte o MANUAL USUÁRIO EXTERNO – SEI através do link: http://sei.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/MANUAL-DO-USU%C3%81RIO-EXTERNO-SEI-UFMG.pdf

COMISSÃO DE ESTÁGIO
Comissão composta para organizar o fluxo de encaminhamento e liberação dos campos de estágio e ensino clínico. Constituída por representações dos três departamentos: Lilian Cristina Rezende (ENA), Juliana de Oliveira Marcatto (EMI) e Carla Lúcia Goulart Constant Alcoforado (ENB)

-  Plano de Trabalho Educacional UFMG - modelo Internato Rural

- Modelo -Plano de Trabalho Educacional- demais disciplinas

- Planilha base - ensino clínico

- Fluxograma

Contato: ensinoclinicoufmg@gmail.com

PROGRAD/UFMG
A Pró-Reitoria de Graduação da UFMG é responsável por realizar as parcerias com as empresas públicas e privadas para possibilitar as oportunidades de estágios a todos os alunos de graduação da UFMG.
Para consultar os diversos órgãos públicos e empresas privadas que a PROGRAD/UFMG possui parceria, clique aqui e após, clique em Prograd.

Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica da PROGRAD/UFMG
End: Av. Antonio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte – MG
Anexo do prédio da Reitoria – 2º andar - Sala 02
Tel.: (31) 3409-4438/4565 E-mail: estagio@prograd.ufmg.br
Páginas PROGRAD/UFMG