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Apresentação

O curso de Graduação em Nutrição da UFMG iniciou suas atividades em 2004com o objetivo de formar Nutricionista capaz de dominar os conceitos básicos da ciência da nutrição, de aplicar os métodos, as técnicas e os conceitos científicos para identificar e solucionar problemas do campo profissional, consciente de seu papel como agente de transformação social.

A sua concepção iniciou-se em 1999 por uma equipe interdisciplinar composta por representantes de diversas unidades acadêmicas e departamentos da UFMG e do Hospital das Clínicas, além de professores da Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Ouro Preto, representantes da Organização Panamericana de Saúde, da Associação Mineira de Nutricionistas, do Conselho Regional de Nutricionistas, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação.

Os indivíduos que recebem diploma de Bacharel em Nutrição pela UFMG são capazes de atuar nas diversas áreas profissionais ou mesmo demonstrarem talento e oportunidade de ingressarem em quaisquer programas de pós-graduação da UFMG e do Brasil.

Sobre o curso
O curso de Nutrição da UFMG foi construído visando a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido, levando-se em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença.

O curso possibilita a imersão do aluno em atividades que fazem parte da futura prática profissional desde o início do curso, e o currículo está estruturado de modo a formar profissionais reflexivos a respeito da realidade da sociedade. Desta forma, poderão adquirir o conhecimento prático que faz parte do exercício profissional, bem como a aprendizagem da teoria integrada em contextos significativos, situação importante quando se deseja que o processo de aprendizagem seja efetivo, capaz de garantir o domínio de competências em determinadas áreas.

A proposta curricular do Curso de Graduação em Nutrição da UFMG contempla conteúdos pautados nas ciências biológicas e da saúde; ciências sociais, humanas e econômicas; ciências da alimentação e nutrição; e a ciência dos alimentos. Além disso, os estágios realizados, incluindo o Internato Rural, sob orientação e supervisão de docentes e nutricionistas, além das atividades práticas monitoradas, nas áreas de saúde coletiva, nutrição clínica e administração de unidades de alimentação e nutrição, favorecem a formação de indivíduos qualificados e preparados para a atuação no mercado de trabalho.

Percursos Curriculares
A estrutura curricular do Curso de Graduação em Nutrição da UFMG é constituída pelos seguintes núcleos:
i) núcleo específico, constituído pelos saberes característicos do curso, contemplando a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento das competências esperadas na área de atuação de nutrição;
ii) núcleo complementar, constituído por conjuntos articulados de atividades acadêmicas curriculares que propiciem ao estudante a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes em campos do conhecimento diferentes daqueles que são característicos de seu curso;
iii) núcleo geral, composto por atividades acadêmicas curriculares que abordem temas de amplo interesse, orientadas para a formação intelectual, crítica e cidadã, e num sentido amplo;
iiii) núcleo avançado, constituído por um conjunto de atividades acadêmicas curriculares integrantes de currículos de cursos de Pós-Graduação de áreas afins a Ciência da Nutrição às quais tenham acesso estudantes do curso de Graduação.

Portanto, os Percursos Curriculares do Curso de Graduação em Nutrição da UFMG estão descritos na Figura 1:
I - Bacharelado com núcleo geral (núcleo específico + núcleo geral);
II - Bacharelado com núcleo complementar (núcleo específico + núcleo complementar);
III - Bacharelado com núcleo avançado (núcleo específico + núcleo avançado).
Fluxo 1

Características gerais para Bacharelado com Núcleo Geral– Percurso Padrão (Figura 2)
• Horário de oferecimento do curso: DIURNO (manhã e tarde)
• Nº de vagas: 72 anual (36 por semestre)
• Tempo padrão de integralização: 9 semestres
• Tempo mínimo de integralização: 8 semestres
• Tempo máximo de integralização: 15 semestres
• Carga horária total: 3.525 h (235 créditos)
• Obrigatórias: 2.925 horas (195 créditos)
• Optativas: 525 horas (35 créditos)
• Núcleo Geral (formação livre): 75 horas (05 créditos)
• Estágio Supervisionado (de acordo com a Lei. 11.788 de 25/9/2008): 705 horas (47 créditos)
• Carga horária média semanal por semestre: 26 horas/aula
• Número de créditos mínimo por semestre: 16 créditos
• Um crédito equivale a 15 horas de aula ou de outra atividade acadêmica

Fluxo 2

Até o quarto período o discente pode solicitar a mudança de percurso para Bacharelado com Núcleo Complementar ou Bacharelado com Núcleo Avançado

Características gerais para Bacharelado com Núcleo Complementar (Figura 3)
• Horário de oferecimento do curso: DIURNO (manhã e tarde)
• Nº de vagas: 72 anual (36 por semestre)
• Tempo padrão de integralização: 9 semestres
• Tempo mínimo de integralização: 8 semestres
• Tempo máximo de integralização: 15 semestres
• Carga horária total: 3.525 h (235 créditos)
• Optativas: 300 horas (20 créditos)
• Núcleo Complementar (formação transversal ou complementar aberta): 300 horas (20 créditos)
• Estágio Supervisionado (de acordo com a Lei. 11.788 de 25/9/2008): 705 horas (47 créditos)
• Carga horária média semanal por semestre: 26 horas/aula
• Número de créditos mínimo por semestre: 16 créditos
• Um crédito equivale a 15 horas de aula ou de outra atividade acadêmica

Fluxo 3

Características gerais para Bacharelado com Núcleo Avançado (Figura 4)
• Horário de oferecimento do curso: DIURNO (manhã e tarde)
• Nº de vagas: 72 anual (36 por semestre)
• Tempo padrão de integralização: 9 semestres
• Tempo mínimo de integralização: 8 semestres
• Tempo máximo de integralização: 15 semestres
• Carga horária total: 3.525 h (235 créditos)
• Optativas: 540 horas (36 créditos)
• Núcleo Avançado: 60 horas (4 créditos)
• Estágio Supervisionado (de acordo com a Lei. 11.788 de 25/9/2008): 705 horas (47 créditos)
• Carga horária média semanal por semestre: 26 horas/aula
• Número de créditos mínimo por semestre: 16 créditos
• Um crédito equivale a 15 horas de aula ou de outra atividade acadêmica

Fluxo 4
Perfil do profissional formado pela UFMG
Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica. Capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso.