Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção relacionada ao cuidar em saúde - NEPIRCS

Histórico:
O núcleo de pesquisa em Prevenção da Infecção Hospitalar surgiu da necessidade de se ampliar as discussões sobre um tema tão importante na atualidade como a prevenção e controle das Infecções Hospitalares (IH), hoje de ocorrência não mais restrita ao ambiente hospitalar mas a todos os estabelecimentos de saúde, independente de sua constituição (clínicas, ambulatórios, centros de saúde, etc) passando a focar o controle de infecção associado ao cuidar em saúde.

Verificando que este relevante tema constitui objeto crescente de interesse acadêmico, dado a complexidade das questões a ele relacionadas, bem como a condução de novas pesquisas, treinamento de pessoal em serviço além da implementação, avaliação e manutenção de Programas específicos nesta área, fundamentados nas definições e recomendações da Portaria 2.616/98 do Ministério da Saúde, um grupo de docentes desta Escola decidiu reunir suas experiências e dar inicio a este trabalho.

Justificativa
Desde os tempos imemoriais a humanidade vem tentando prover atenção, proteção e cuidados especiais às pessoas enfermas, a partir da segregação das mesmas, especialmente em locais específicos até a criação dos hospitais.

Porém, a disseminação das doenças ocorria com facilidade dado às condições propícias para a transmissão das infecções, onde a tríade epidemiológica: agente, hospedeiro e meio ambiente se encontravam em íntima correlação, sujeito a constantes desequilíbrios.

Dentro deste contexto, e como conseqüência da falta de condições higiênicas e sanitárias começou-se a perceber uma relação destas com a maior morbidade e mortalidade, por doenças que notadamente tinham sua transmissão associada à equipe de saúde em geral.

Grandes nomes como Oliver Wendell Holmes, Ignaz Philipp Semmelweis e Florence Nightingale contribuíram imensamente para a implantação das primeiras medidas de prevenção, e controle das infecções hospitalares, sendo que suas teorias constituíram a base do moderno controle de infecção hospitalar.

Apesar de grandes avanços terem sido registrados a partir destes e outros nomes, relacionados à descoberta da anestesia, da microbiologia, aperfeiçoamento da técnica cirúrgica, dos agentes antimicrobianos e da notável tecnologia em saúde, alguns prejuízos decorrentes destes avanços, ou melhor, do uso indevido e algumas vezes abusivo, tornaram o homem vitima de sua própria criação.

Assim sendo, tão rápido quanto as grandes descobertas do século XX, surgiram graves problemas relacionados à ocorrência das IH, como o crescente número de casos de resistência ao tratamento, emergência dos microrganismos multirresistentes, arsenal de agentes antimicrobianos cada vez mais escasso para o combate a estes microrganismos e aumento gradativo dos custos relacionados à hospitalização. Fatos estes que vem despertando um interesse cada vez maior para que pesquisas bem conduzidas nesta área possam determinar medidas efetivas de controle e prevenção das infecções hospitalares.

Área de Pesquisa:
- Epidemiologia, Prevenção e Controle da Infecção relacionada ao cuidar em saúde;
- Resistência bacteriana: abordagem multiprofissional da prevenção e controle;
- O uso da tecnologia na validação do re-processamento de produtos odonto-médico-hospitalares;
- Aspectos epidemiológicos da exposição ocupacional em saúde: acidentes de trabalho envolvendo material biológico e seus determinantes;
- Adoção a medidas de biossegurança como indicador das práticas do controle da infecção;
- Controle de infecção em áreas de apoio (Central de Material Esterilizado, Lavanderia, Centro Cirúrgico, etc.).

Membros Componentes do NEPIRCS:
1. Profa Adriana Cristina de Oliveira.
Departamento de Enfermagem Básica.
Contato: adriana@enf.ufmg.br
2. Profa Tânia Picardi.
Departamento de Enfermagem Básica.
Líder: Dra. Adriana Cristina de Oliveira
E.mail: acoliveira@ufmg.br

Pesquisadores:
Dra. Adriana Cristina de Oliveira
Profa. Tânia Maria Picardi
Bolsistas de Iniciação Cientifica:
Rafael de Souza Silva
Adriana Oliveira de Paula