Calendário

Setembro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Proposta

A UFMG destaca-se como Instituição de referência regional e nacional na formação de indivíduos éticos, dotados de sólida base científica e humanística, e comprometidos com intervenções transformadoras e sustentáveis. Em sua missão, ela assume o compromisso de construir e socializar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais, bem como promover a maior integração entre o ensino de graduação e pós-graduação, estimulando o desenvolvimento de projetos e programas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares (UFMG, 2013).

Dentre as iniciativas associadas a essa diretriz destaca-se a criação de diferentes cursos de graduação no âmbito do Plano de Reestruturação e Expansão da UFMG – REUNI (UFMG, 2013; 2014), que resultou na implantação de 29 novos cursos entre 2007 e 2014, e na abertura 1.996 novas vagas. A multidisciplinaridade é uma das características de alguns deles, como do curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde (CGGSS) implantado em 2009.

É sob a perspectiva da integração entre o ensino de graduação e de pós-graduação que se criou o Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde (MPGSS), cuja proposta curricular está estruturada a partir dos seguintes princípios metodológicos: interdisciplinaridade e articulação teoria e prática.

A interdisciplinaridade no desenvolvimento da estrutura curricular se configura na busca do diálogo entre duas grandes áreas de conhecimento, a Ciências Sociais Aplicadas e a Ciências da Saúde, pois, a formação de gestores de serviços de saúde exige o desenvolvimento de competências que não podem ser apreendidas em um só campo de formação. Por esse motivo, três unidades acadêmicas da UFMG são parceiras na oferta das disciplinas e na orientação das dissertações: a Escola de Enfermagem; a Faculdade de Medicina; e Faculdade de Ciências Econômicas. Juntas elas fornecem o quadro teórico necessário para a compreensão da complexidade das políticas e práticas do sistema e das organizações de saúde, e para a proposição de ações de intervenção nesta realidade.

Sendo destinado a profissionais inseridos nos serviços de saúde, o Mestrado Profissional oferece o aprendizado teórico-metodológico que os capacita a analisar de forma sistemática e crítica o cotidiano de suas práticas, e intervir de modo fundamentado e inovador. Profissionais qualificados reúnem a produção de conhecimento no espaço de prática, abrindo oportunidade para a multiplicação da experiência. Criam-se, assim, possibilidades para a melhoria da gestão dos serviços de saúde prestados à população e para a melhor utilização dos recursos existentes, viabilizando a concretização das diretrizes contidas nas políticas sociais.

O público-alvo do Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde são, portanto, os profissionais de várias áreas de conhecimento, envolvidos nos diferentes níveis de complexidade da gestão da prestação de serviços de saúde à população.

REFERÊNCIAS
UFMG. Plano de Desenvolvimento Institucional – 2013-2017. Belo Horizonte, UFMG, 2013.
Disponível em: https://www.ufmg.br/conheca/pdi_ufmg.pdf. Acesso em: 10 de out 2015.
UFMG. Relatório de Gestão – 2010-2014. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
Disponível em: https://www.ufmg.br/relatoriodegestao/2010-2014/. Acesso em: 18 de fev 2016.