Assine o informativo

Programa de cátedras trará à UFMG pesquisadores estrangeiros de temas ibero-latinoamericanos

Professores e grupos de pesquisa interessados em receber na UFMG pesquisadores de referência internacional têm até o dia 15 de abril para se candidatarem ao Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-latinoamericanos. Segundo a coordenação da iniciativa, as vagas são destinadas a “catedráticos de reconhecida senioridade, que desenvolvam pesquisas transdisciplinares no campo ibero-latinoamericano”, nas diversas áreas do conhecimento.

Os solicitantes podem ser grupos de pesquisa ou professores da UFMG que possuam doutorado e atuação na área do conhecimento da indicação. Em caso de aprovação no programa, os solicitantes atuarão como anfitriões e ficarão responsáveis pela recepção e inserção do convidado no ambiente universitário.

Na UFMG, os catedráticos vão desenvolver, a partir de agosto de 2017, atividades como conferências, palestras, reuniões de trabalho e minicursos. O programa prevê apoio aos convidados por meio da concessão de passagens aéreas e pagamento de até 15 diárias no valor de R$ 1 mil cada.

O Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-Latinoamericanos tem o objetivo de promover a interação e a colaboração de pesquisadores internacionais e grupos da UFMG e estimular o avanço das pesquisas de natureza transdisciplinar na Universidade. O programa é administrado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e pela Fundep e patrocinado pelo Banco Santander.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do IEAT, na Unidade Administrativa III (sala 151), ou por meio do endereço eletrônico info@ieat.ufmg.br. A seleção dos candidatos será feita pelo Comitê Diretor do Instituto e por pareceres ad hoc.

O edital e o formulário de indicação do programa estão disponíveis na página do IEAT, onde também será divulgado o resultado da chamada. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail info@ieat.ufmg.br ou pelos telefones 3409-4123, 3409-6654 e 3409-5509.

(Com Setor de Divulgação do IEAT)