Calendário

Outubro 2020
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
24
25
26
27
28
29
30
31

Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde (CEFES)

Ao longo dos anos, a Escola de Enfermagem da UFMG acumulou experiência em propor, desenvolver e participar de processos de desenvolvimento de educação permanente na área de saúde, contribuindo para a formação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde. Entre estes processos, merecem destaque o Projeto Larga Escala, com a produção de material instrucional, e a oferta do Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Pública; o Programa Transetorial de Ação Comunitária (PTAC); o Programa de Desenvolvimento de Enfermagem (PRODEN). Mas recentemente, no cenário de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola de Enfermagem, em parceria com a Faculdade de Medicina, principalmente, coordenou o Polo de Capacitação, Formação e Educação Permanente para o pessoal de Saúde da Família (PoloSF) e representou a UFMG no Pólo de Educação Permanente em Saúde (PoloEP) da Macrorregião Centro de Minas Gerais. Em relação a oferta de curso de especialização, além do já citado, a Escola de Enfermagem participou do Curso de Especialização em Saúde da Família específico para a rede básica de Saúde de Belo Horizonte (BH-Vida) – ofertado pela Faculdade de Medicina/NESCON -, do Curso de Especialização em Saúde da Família criado pelo PoloSF e, atualmente, participa do Programa Ágora e da coordenação e desenvolvimento do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, modalidade a distância.

Especificamente em relação à educação a distância, a Escola de Enfermagem foi a primeira Unidade Acadêmica da UFMG a criar e oferecer um curso de especialização nesta modalidade, a Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem, componente II do Programa de Profissionalização do Auxiliar de Enfermagem (PROFAE). O Curso, supra citado, foi desenvolvido, inicialmente, pelo Núcleo de Apoio ao Docente - NAD/UFMG, como resultado de esforço conjunto do Ministério da Saúde, ENSP/FIOCRUZ, Universidades Brasileiras e especialistas das áreas de saúde e educação.

Posteriormente, o Curso de Especialização de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE foi oferecido pelo Centro de Apoio a Educação à Distância - CAED/UFMG com recursos financeiros da Universidade Aberta do Brasil - UAB/MEC e desenvolvido pela Escola de Enfermagem da UFMG em oito Pólos Municipais de Apoio à Educação Superior da UAB/MEC, por duas vezes consecutivas, nos anos de 2008 e 2010. Tendo recebido demanda de outros profissionais da área da saúde, este Curso sofreu modificações, ampliando a sua clientela para os demais profissionais de saúde. Esta formação é comprometida com as necessidades sociais em geral, e de saúde em particular, desenvolvendo sólida formação teórica-prática de bases filosóficas, científicas, técnicas e políticas, incorporando as mudanças e tendências do Sistema Único de Saúde – SUS.

Na edição de 2014, para atender a Portaria nº 088/2011 do CEPE/UFMG, novas alterações foram necessárias, surgindo assim o Curso de Especialização em Formação de Educadores na Saúde.

Que curso é este?

À luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino superior da área da saúde, dos princípios do SUS e do Pró-Saúde, o CEFES propõe a capacitação do profissional de saúde de forma articulada à reorientação do modelo de cuidado à saúde do País para que sejam convenientemente preparados para produzirem essa referência de saúde onde quer que desenvolvam seu trabalho.

Neste sentido propomos atingir os seguintes objetivos:

OBJETIVO GERAL
• Oferecer formação teórica e prática com bases filosóficas, pedagógicas, científicas, políticas e técnicas para que os profissionais de saúde adotem práticas educativas emancipadoras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Qualificar pedagogicamente os profissionais de saúde em conformidade com as necessidades sociais em geral e de saúde em particular.
• Capacitar os profissionais de saúde para formação de trabalhadores da saúde de nível médio.
• Ampliar o conhecimento pedagógico para otimizar as ações educativas dos profissionais de saúde.
• Sensibilizar os profissionais da saúde para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

PERFIL DO EGRESSO

A perspectiva é de que ao final do Curso a sociedade possa contar com profissionais:
• capacitados para utilizar abordagens pedagógicas no quotidiano de seu trabalho na perspectiva da promoção de saúde, reconhecendo-se como sujeito de práticas educativas e produzindo melhores indicadores de saúde;
• envolvidos com os processos de formação de profissionais de nível médio em saúde e com práticas educativas com maior capacidade transformadora;
• comprometidos com a Educação Permanente em Saúde como estratégia de reorganização do processo de trabalho em saúde.

A ESTRUTURA DO CURSO

A operacionalização das bases teóricas e metodológicas propostas ocorrem a partir de uma organização curricular apoiada em uma concepção não disciplinar, superando a visão do currículo tradicionalmente entendido como um conjunto de disciplinas preestabelecidas e obrigatoriamente reproduzidas pelas instituições de ensino.

Fundamentado numa abordagem crítica, o currículo compõe-se de Eixos Temáticos, que abrangem uma série de módulos, definidos como espaços de formação, caracterizados cada um por uma temática, que se originam das práticas sociais e propiciam o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos alunos, bem como a compreensão dos processos sociais (individuais e coletivos) que permeiam a realidade próxima (BOMFIM, et al 2003). O Curso está organizado em três Eixos Temáticos, assim, desenvolvidos:

Eixo Temático I - O Contexto da educação e da saúde: oferece informações, oportunidades e estímulos para que o aluno seja capaz de construir um referencial teórico de análise e de reflexão crítica sobre a relação da prática pedagógica com o contexto das políticas públicas nos campos da educação e da saúde e sobre novas contribuições teóricas e práticas nesses campos.

Eixo Temático II – Estruturando a escola de educação profissional e a gestão do cuidado na saúde: oferece e complementa as bases teóricas e práticas que estruturam a prática pedagógica crítica, com ênfase na gestão de educação profissional e permanente referenciada na área da saúde. Possibilita, também, a imersão na prática de produção de conhecimentos: elaboração e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC.

• Eixo temático III – Fazendo a pedagogia do cuidado na saúde: possibilita e orienta a imersão na prática pedagógica e apresenta estratégias que viabilizem a articulação teoria-prática e a dinâmica da ação-reflexão, a partir de uma vivência pedagógica concreta.

Os três Eixos Temáticos totalizam uma carga horária de 480 horas, sendo o EixoTemático I com 120 horas, o EixoTemático II com 165 horas e o EixoTemático III com 195 horas, formando a Estrutura Curricular, apresentada no Quadro 1.

CEFPEPES

Secretaria do Curso:
Escola de Enfermagem – Sala 100
Av. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigenia
CEP: 30130-100 - Belo Horizonte - MG
TEL/FAX: 3409-9170
e-mail: cefpepe@enf.ufmg.br