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Perguntas frequentes

Este manual foi elaborado com o propósito de sanar as dúvidas mais frequentes que chegam ao Colegiado de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG.

O objetivo principal é fornecer informações para que os alunos consigam solucionar suas demandas diretamente com os setores responsáveis, agilizar os processos e fortalecer a autonomia das relações.

Além disso, pretende-se otimizar o trabalho da secretaria e da coordenação do Colegiado e contribuir para o seu bom funcionamento.

Importantíssimo: Toda vez que o aluno enviar um e-mail para o Colegiado, ou aos demais setores da UFMG, é fundamental informar o nome completo e o número de matrícula. Essas informações são essenciais para facilitar e agilizar todo o processo.

Qual o setor responsável por emitir declarações, histórico escolar, marcar a colação de grau e tratar de assuntos relacionados ao diploma?
O setor responsável é a Seção de Ensino da Escola de Enfermagem da UFMG. Para entrar em contato envie e-mail para sensino@enf.ufmg.br ou telefonar para 3409-9839.

Quanto tempo tenho para me formar no curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG?
O Percurso Padrão são 9 períodos e o tempo máximo são 15 períodos.

Quais são os Percursos Curriculares disponíveis?
Os Percursos Curriculares do Curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG são: a) Bacharelado com Núcleo Geral; b) Bacharelado com Núcleo Complementar, e c) Bacharelado com Núcleo Avançado. Todos os alunos, quando ingressam no curso, são automaticamente matriculados no Bacharelado com Núcleo Geral.
O discente também pode optar pela Formação Complementar Aberta, aquela em que ele próprio elenca e ordena as atividades acadêmicas curriculares do percurso no qual deseja seguir, respeitando a carga horária total obrigatória de 285 horas. Esta proposta deve ser analisada pelo Colegiado do Curso que irá aprovar, ou não, conforme a sua viabilidade.
Para solicitação de migração para o Núcleo Avançado o discente deve estar no sexto período de ingresso no curso.

O que é o Plano de Estudos
O plano de estudos é uma organização prévia de como o estudante pretende organizar sua matrícula para cada semestre letivo, com o propósito de apoiar o aluno no planejamento e no acompanhamento de sua trajetória acadêmica na UFMG. Ademais, reflete a versão e o percurso curricular de vinculação do aluno e é organizado em semestres cursados, em curso e a cursar.
A sua realização não é obrigatória, e o estudante pode organizar o plano de estudos de uma forma e realizar a matrícula de outra maneira. Contudo, a realização do plano de estudos é fundamental, porque a Universidade usará essas informações para prever a demanda de vagas para as turmas das atividades acadêmicas, visando otimizar o processo de matrículas. Além disso, é uma forma do aluno organizar e planejar os semestres seguintes.
Por fim, normalmente, os alunos que atualizam o plano de estudos semestralmente, conforme data prevista no calendário acadêmico da UFMG, tendem a conseguir vagas nas disciplinas, principalmente nas que possuem alta demanda e um número reduzido de vagas. Desse modo, apesar de não ser obrigatório, recomenda-se a atualização semestral deste documento, via SIGA. Todo semestre a UFMG envia e-mail a todos os estudantes informando sobre os prazos e as orientações sobre como efetuar a reformulação do plano de estudos.

Como solicitar a carteirinha de acesso aos espaços da UFMG e/ou sanar dúvidas sobre ela?
O setor responsável pela emissão da carteira de acesso da UFMG é Pró-Reitoria de Administração (PRA). O processo de solicitação está sendo feito online e a entrega da carteirinha está ocorrendo em dias específicos na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG.
Orientações: a solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br, com os seguintes dados do aluno:
-Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
-Prédio/Unidade
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
-Selfie portando o documento de identificação.

Como funciona o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)?
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma pesquisa orientada, em áreas de conhecimento específico do Curso de Graduação em Gestão em Serviços de Saúde e em outras áreas abrangidas pelo currículo do curso. Dados de pesquisa de uma Iniciação Científica, ou Projeto de Extensão, ou Monitoria em que o aluno está inserido podem ser objeto de análise para o TCC. O discente deve se empenhar numa busca ativa por um professor orientador, em determinada área do conhecimento em que ele se identifica, para realizar esse trabalho. O orientador não precisa ser exclusivamente do Departamento de Gestão em Saúde
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso está prevista para o 9º período, o último do curso, e seu principal objetivo é organizar e orientar a finalização dos trabalhos e sua apresentação para a banca avaliadora. Portanto, cada discente é responsável por iniciar o seu TCC, orientado por um docente, ao longo do curso (com antecedência) e se matricular nesta disciplina apenas no semestre em que for realizar a sua defesa.
O aluno pode se informar melhor sobre este processo na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na parte “Trabalho de Conclusão de Curso” e na “Resolução de Tcc”.

Como fazer para formalizar a realização de um estágio extracurricular?
O aluno deve entrar em contato com o setor de Convênios da Escola de Enfermagem, antes de iniciar o estágio, por meio do e-mail convenio@enf.ufmg.br ou telefone 3409-9831 para providenciar a documentação necessária para a sua formalização, além de ser orientado sobre o termo de compromisso e plano de estudos.
Ademais, para obter informações sobre a possibilidade de flexibilização curricular desta vivência profissional complementar, o aluno deve acessar a Resolução de Flexibilização do curso de Gestão de Serviços de Saúde.

Como saber os horários e datas de oferta das disciplinas obrigatórias e optativas do curso em cada semestre?
Próximo ao período de matrículas, o Mapa de Oferta é divulgado pela secretaria do Colegiado a todos os alunos por e-mail, e é disponibilizado na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na aba “Mapa de Ofertas”.

Como funciona o processo de Matrícula?
O aluno pode se inteirar sobre este processo no “Manual do aluno para matrícula”, disponibilizado na página do curso, que está no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na aba “Matrícula”. Além disso, pelo Calendário Acadêmico da UFMG o aluno fica a par dos prazos das quatro fases da matrícula, que acontece pelo exclusivamente pelo SIGA.
É responsabilidade do aluno realizar a sua Matrícula a cada semestre letivo, e caso isso não ocorra ele é desligado da UFMG. Ressalta-se que o “Requerimento de Matrícula” (enviado a cada fase da matrícula) não é garantia da “Efetivação da Matrícula” em todas as disciplinas solicitadas. O SIGA analisa os critérios, que estão definidos previamente e classifica os alunos para a distribuição das vagas.
ArtIgos 2º e 5º da Resolução CEPE 01/2018: "A matrícula em atividades acadêmicas curriculares é de inteira responsabilidade do estudante, cabendo-lhe acompanhar seu processo de matrícula, verificando se as atividades solicitadas foram aceitas e procedendo a reformulações, caso necessário, segundo os procedimentos e prazos adotados de acordo com o Calendário Escolar" .

Como funciona o processo de Reopção de Curso?
O discente deve ficar atento aos prazos divulgados no Calendário Acadêmico da UFMG, e pode se inteirar sobre este processo na página eletrônica do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG e pelo contato de e-mail: info@drca.ufmg.br.

Como funcionam os processos de Transferência e de Continuidade de Estudos?
O aluno obtém mais informações sobre este processo na página eletrônica do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG e pelo contato de e-mail: info@drca.ufmg.br.

Como funciona o processo de Aproveitamento de Estudos?
O passo a passo para este processo, além dos prazos, está descrito na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na aba “Requerimentos e formulários”.

Qual o prazo para solicitação de Trancamento Total e Parcial de matrícula no semestre, e como devo fazer?
Estes prazos são definidos no Calendário Acadêmico da UFMG. Tenha sempre este documento em mãos para não perder os prazos. As solicitações são realizadas via SIGA, em “Meus Requerimentos de Ocorrências”.

Em relação a dificuldade/problemas de acesso ao Moodle e Microsoft Team, quem poderia me auxiliar?
Neste caso, o aluno deve entrar em contato com o Suporte da UFMG por meio do e-mail: suporte@dti.ufmg.br.
Quem pode me responder sobre intercâmbio?
Na UFMG, o setor responsável por intercâmbios é a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Para mais informações acessar: https://www.ufmg.br/dri/.

Como faço para saber/analisar quantas horas do curso já cursei e quantas ainda preciso cursar?
Estas informações estão disponíveis no Extrato de Integralização Curricular. O aluno acessa este documento por meio do sistema SIGA em “Minhas Matrículas”.

Como funcionam as Disciplinas de Formação Livre?
As Disciplinas de Formação Livre são aquelas pertencentes a outros cursos da UFMG, que não estão no grupo de disciplinas obrigatórias nem de optativas do curso do aluno. Qualquer disciplina da Universidade pode se tornar de formação livre a partir do momento em que o Colegiado daquele curso decide abrir vagas nesta modalidade.

Como funciona a Flexibilização Curricular?
A Flexibilização Curricular é o processo que permite a integralização de horas de disciplinas optativas por meio da realização de outras atividades. Essas atividades precisam ter relação com o curso de Gestão de Serviços de Saúde e devem ser feitas posteriormente à data do ingresso do aluno no Curso de Gestão de Serviços de Saúde.

Cabe ao aluno solicitar ao Colegiado do Curso a análise das atividades para a sua flexibilização. O discente deverá providenciar a documentação necessária, que está descrita na Resolução de Flexibilização, e preencher o formulário disponível na página do curso, que fica no site da Escola de Enfermagem da UFMG, na aba “Requerimentos e formulários”.