Assine o informativo

Capes oferece treinamento on-line para utilização do Portal de Periódicos

A comunidade acadêmica que utiliza o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem à disposição, gratuitamente, o treinamento on-line para uso das ferramentas oferecidas. O objetivo é ampliar o número de usuários capacitados e atender à demanda de pesquisadores que buscam atualização em sua rotina de estudos.

A capacitação é ofertada em turnos diferentes e oferecida por área do conhecimento. É destinada a pessoas que desejem utilizar ou aprimorar o uso do Portal de Periódicos. Além de aprender os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.

A agenda de capacitação deste ano terá início na próxima segunda-feira, dia 11. As inscrições para as turmas de março, abril, maio, junho e julho estão abertas, e o cronograma do segundo semestre será aberto em maio. Para se inscrever, o interessado deve fazer login em Meu espaço, entrar na área Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a de seu interesse. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Educação básica
Há treinamentos específicos destinado a docentes, estudantes e profissionais dedicados à educação básica. A capacitação ocorre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h. Além do módulo sobre o Portal de Periódicos, o treinamento da educação básica selecionou cinco conteúdos que oferecem apoio substancial para pesquisas e construção de planos de aula. As bases selecionadas são Britannica Escola, Ciência Hoje, National Geographic, Sciberbrain e Senac Biblioteca Digital.

Também serão ofertados treinamentos especiais para os editores sobre relevância da revisão por pares, diálogo dentro das publicações, dicas sobre congressos científicos, meios de publicar livros em editoras internacionais, estudos de caso, resumo estruturado, entre outros assuntos.

(Com Portal de Periódicos da Capes)