Professores e técnico-administrativos da Escola coordenam 16ª Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS Enfermagem

Abertura da reuniao BVSA Equipe da Secretaria Executiva da BVS Enfermagem Brasil, composta pelos professores da Escola de Enfermagem da UFMG, Francisco Carlos Félix Lana, coordenador, Allana Dos Reis Corrêa, Mariana Santos Felisbino Mendes e pelos servidores técnico-administrativos, Hugo Átilla Natividade e Jordana Rabelo Soares coordenou e participou da 16ª Reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS Enfermagem, realizada de 2 a 4 de maio, na sede da BIREME/OPAS/OMS – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, em São Paulo. Estiveram presentes 38 pessoas representando as instituições CAPES, ABEn Nacional, BIREME e 13 Universidades públicas.

Durante o encontro, foram discutidos os subprojetos da BVS Enfermagem dentre eles, o subprojeto Segunda Opinião Formativa (SOF). As SOF são originadas das Teleconsultorias atendidas (síncrona ou assíncrona) que tratam de assuntos relevantes para o SUS e com possibilidade de responder dúvidas e necessidades de outros trabalhadores da saúde, com vistas à ampliação da capacidade resolutiva em casos ou situações semelhantes. O subprojeto Enfermagem Baseada em Evidências, reformulou suas propostas com o objetivo principal de estruturar um ambiente para recuperação de evidências provenientes de estudos primários, de natureza qualitativa e quantitativa, bem como de revisões da literatura de interesse para o cuidado de enfermagem. Foram ainda realizados grupos de discussão sobre os subprojetos: Terminologia de Enfermagem no DeCS, Controle bibliográfico, áreas Temáticas, LIS – Sites em Enfermagem, Redes Sociais e Portal de Teses.

Além dos subprojetos, foram aprovados os novos critérios para indexação de periódicos nas bases LILACS e BDENF, bem como a definição da criação de um Comitê Internacional para a avaliação de periódicos nacionais e internacionais. A principal novidade está relacionada ao novo portal: Portal BVS Enfermería Internacional que será unificado para todos os países. Dentro do novo portal cada país: Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Bolívia e Argentina terá uma página exclusiva. A unificação de um portal para divulgação do conhecimento científico em enfermagem tem o intuito de simplificar o processo de gestão dos países e facilitar a navegação nos portais de cada país a partir de um principal.

Equipe ComiteSegundo o professor Francisco Lana, a 16ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Enfermagem significou um marco histórico na trajetória da iniciativa, não apenas por redirecionar caminhos para os próximos 4 anos, mas, fundamentalmente, por criar um novo ambiente em seu processo de desenvolvimento - novos atores, novas instituições, novos projetos e novas formas de sustentabilidade. “Ressalta-se que a participação da BIREME foi efetiva e decisiva para que pudéssemos atingir os objetivos. O impacto da reunião realizada na BIREME também pode ser avaliado pelo fato de estarmos naquela Instituição, tão respeitada no cenário da informação em ciências da saúde, incluindo o da Enfermagem no âmbito da América Latina e Caribe. Como coordenador do projeto, finalizo agradecendo a todas as Instituições parceiras e seus representantes que ao longo desses 13 anos vem colaborando com a árdua tarefa de sistematizar o conhecimento da Enfermagem, tão necessário para fundamentar o ensino, a pesquisa e a prática”.