Calendário

Encontro debate repercussões do racismo institucional na doença falciforme

No dia 19 de junho, entre 8h e 12h30, a Escola de Enfermagem da UFMG recebe o “I Encontro do Projeto Racismo Institucional: a doença falciforme e seus contextos sociais – Repercussões do Racismo Institucional na Doença Falciforme”. O objetivo é capacitar profissionais da saúde e da educação, pessoas com doença falciforme e demais interessados para que reconheçam as peculiaridades da doença e a inter-relação da dinâmica do racismo institucional, assim como as políticas de equidade da atenção à pessoa com doença falciforme.

Promovido pelo Projeto Racismo Institucional: a doença Falciforme e seus Contextos Sociais, por meio do Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias de Minas Gerais (Cehmob-MG), com apoio do Grupo Técnico Racismo Institucional, o Encontro lembra a data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Celebrado também em 19 de junho, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme procura dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença.

Dentro da programação do Encontro, há especialistas de saúde, educação e pessoas com doença falciforme para um diálogo intersetorial em busca do enfretamento e o combate do racismo institucional, vivenciado pelas pessoas com doença falciforme.

Serão disponibilizadas 90 vagas para participação no evento. Os interessados podem se inscrever no link: https://esurv.org/online-survey.php?surveyID=MOHONK_72353735.

Mais informações: (31) 3409 8918, 3409 8919 ou 3409 8973, ou ainda pelo e mail edu.falciforme@nupad.medicina.ufmg.br.

(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)