Reitora da UFMG discute Educação Superior e Democracia

Sandra GoulartNa segunda-feira, 18 de junho, a reitora Sandra Goulart Almeida compõe a mesa do debate Educação superior e democracia, juntamente com o professor da PUC-Rio e UFRJ e representante de área da Capes, Luis Manuel Fernandes, e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. A conversa, que será realizada a partir das 19h, no BDMG, compõe o ciclo de debates Pensando a Democracia, a República e o Estado de Direito no Brasil, fruto de parceria dos projetos Democracia Participativa e República, ambos da UFMG, com o BDMG Cultural.

No debate, serão abordados os desafios e perspectivas de educação superior no atual contexto brasileiro. “A educação superior é o espaço que abriga a diversidade e as diferenças, é o espaço da voz do outro, é uma ponte entre culturas, e esse espaço tem que ser democrático. A universidade tem compromisso com a democracia, com o Estado de Direito do Brasil. Por isso, devemos estar sempre atentos a essa reflexão, porque a universidade é o espaço da crítica e de construção de uma plena cidadania no nosso país", afirma Sandra Goulart Almeida.

O debate começa às 19h, no Auditório Paulo Camillo do BDMG (Rua Bernardo Guimarães, 1.600). A entrada é gratuita e haverá emissão de certificados para os presentes. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-5004.

Luis Manuel e Beirão
Professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luis Manuel Fernandes atuou como coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014, secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Paulo Sérgio Lacerda Beirão é graduado em Medicina pela UFMG, professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB e é o atual diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele também presidiu o Conselho Curador da instituição no período de 2010 a 2011.