'Desafios do Brasil' serão abordados em disciplina para graduação e pós

A disciplina Tópicos em Estudos Transdisciplinares: desafios do Brasil será oferecida no segundo semestre de 2018 para estudantes de graduação e pós-graduação. A iniciativa é do Instituto de Estudos Transdisciplinares (Ieat), com apoio da Pró-reitoria de Graduação.

Organizada em dois eixos centrais – Autoritarismo e estruturas político-jurídicas e Desigualdades, relações de poder e educação –, a disciplina vai pôr em debate os desafios do Brasil na atualidade, com abordagem transdisciplinar de conhecimento e análise. A atividade estará a cargo de professores das áreas de direito, educação, artes plásticas e filosofia.

A disciplina será desenvolvida segundo as metodologias “investigação compartilhada” e “diálogos-debate”. A primeira baseia-se na definição, com a própria turma de alunos, de questões que serão objeto de levantamento de dados, leituras, discussões e sistematização de resultados. A metodologia “diálogos-debate”, por sua vez, pressupõe o estabelecimento de um tema e a realização de debates sobre ele, com base em exposição de um pesquisador e/ou em texto de referência.

Com carga horária de 60h, valendo quatro créditos, a disciplina terá aulas todas as quartas-feiras, das 9h25 às 11h55. A ementa está disponível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-6653 e pelo endereço info@ieat.ufmg.br.

Vagas e matrículas
Para estudantes de todos os cursos de graduação, serão ofertadas 20 vagas na modalidade Formação Livre. A inscrição deve ser feita por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), código UNI116, na terceira fase de matrícula, nos dias 3 e 4 de agosto.

Para estudantes de pós-graduação, são oferecidas 20 vagas, como disciplina eletiva, código UNI116. O requerimento pode ser feito pelo sistema on-line de matrícula da pós-graduação, até sexta-feira, 20 de julho, e também no site do Programa de Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social, por meio de formulário que deve ser preenchido e enviado para o e-mail ensino.posfaeufmg@gmail.com.

Se sobrarem vagas, a disciplina também será ofertada como isolada na graduação e pós-graduação, de acordo com o cronograma do calendário acadêmico. No primeiro caso, o requerimento deverá ser efetuado no dia 8 de agosto, na seção de ensino da Faculdade de Educação da UFMG, conforme as instruções. Para a matrícula como disciplina isolada na pós-graduação, o pedido deve ser feito por meio do site do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)