Oratória Inspiradora e Power Point estratégico são abordados em curso

oratoria inspiradoraNos dias 28 e 29 de novembro, cerca de 100 pessoas participaram do curso gratuito de Oratória Inspiradora e Power Point estratégico ministrados pela jornalista e professora Lívia Horta e pelo Designer Yano Fernandes, respectivamente. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG.

A coordenadora do Colegiado de Pós-graduação em Nutrição e Saúde, professora Aline Cristine Souza Lopes, destacou que a formação de um cientista não passa apenas pela questão da ciência em si, mas principalmente em como ele se comunica em relação à essa ciência, não só com os pares, mas também com a população. “Falar bem em público é essencial a um futuro professor, o pesquisador também tem que saber comunicar com agentes financiadores, com o governo, com os colegas. Então a oratória é um dos nossos principais instrumentos de trabalho e precisa ser desenvolvida”, disse.

A jornalista Lívia Horta afirmou que o objetivo do curso foi trabalhar a oratória de uma forma inspiradora, de maneira que as pessoas consigam perceber que a forma como elas falam pode ter uma conexão positiva com o público e pode provocar o encantamento, que é esta conexão positiva por meio da voz e da fala. “É importante para que a gente consiga se conectar com as pessoas e essa linguagem se faça entender de uma forma clara e expressiva. A comunicação é uma ciência, traz relacionamento, constrói laços, é uma ferramenta muito estratégica, não só na vida pessoal, como na profissional”, ressaltou

Sobre a importância de trabalhar esse tema com estudantes da área da saúde, Lívia destacou que é fundamental que o aluno saiba se comunicar e entender que aquela pessoa que está do outro lado nem sempre tem a mesma expertise que ele. “Por isso que é preciso trabalhar uma linguagem que seja fácil e acessível. É preciso trabalhar o óbvio, ser claro no que precisamos dizer para as pessoas, não vamos complicar a vida delas. Vamos trabalhar uma comunicação objetiva, que inspira as pessoas para que elas cuidem delas mesmas e que elas se sintam impelidos a cuidar dos outros também”.

A jornalista abordou técnicas básicas estratégicas para uma boa oratória inspiradora como o repertório, a gesticulação, fala, postura corporal, trabalhar a escuta, a conexão com plateia. “As pessoas ficam benevolentes a você de maneira que você fique mais à vontade para transmitir aquele conteúdo. O Yano Fernandes falou sobre o Powerpoint estratégico, não adianta ter uma boa oratória e não ter bom conteúdo é preciso ter o equilíbrio dos dois”, pontuou.