Calendário

Nupad promove encontro sobre racismo e doença falciforme

No mês de enfrentamento e combate ao racismo, o Projeto Racismo Institucional: A Doença Falciforme e seus Contextos Sociais, do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), realiza o “Encontro Doença Falciforme, Racismo Institucional e Seus Efeitos (Psico) Sociais”. O evento ocorre em 13 de maio, das 13h às 17h, no Centro de Convivência Negra da UFMG (prédio da Fafich, sala 1058, campus Pampulha).

O evento é aberto ao público, com número limitado de 50 vagas. Para se inscrever, basta acssar ao link https://eSurv.org?s=MMIELK_8fe8e464. O objetivo do encontro é o reconhecimento das expressões do racismo nas relações cotidianas e de seus impactos na saúde pública, bem como na atenção e cuidado recebido nos equipamentos de saúde e na dimensão psíquica.

Para ministrar palestras durante o evento, foram convidados especialistas e pessoas que convivem com a doença falciforme. São nomes como Célia Maria Silva, médica da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Fundação Hemominas); Thalita Rodrigues, psicóloga e membro da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais; Irani Júnia de Oliveira Santos, integrante da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Minas Gerais (Dreminas) e Conselheira de Igualdade Racial de Contagem/MG; e Alessandra Reis Silva, poetiza, artesã e pessoa que convive com doença falciforme.

A Encontro é realizado com o apoio do Centro de Convivência Negra da UFMG. Os participantes receberão certificado de participação da atividade.

Sobre o projeto
O Projeto Racismo Institucional: A Doença Falciforme e seus Contextos Sociais tem como objetivo fortalecer as ações de sensibilização, enfrentamento e combate às situações de racismo institucional vivenciadas pelas pessoas com doença falciforme.
(Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina)