Seminário vai discutir influência da espiritualidade na educação e na saúde

O Centro de Estudos Indianos da UFMG promove, nos dias 28 e 29 de maio, o seminário Espiritualidade, Saúde e Educação: o legado da Índia, que contará com a presença do mestre espiritual hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda. As inscrições são gratuitas, e a programação está disponível.

evento indigena pampulhaÉ a primeira vez que Paramahamsa se apresenta em uma universidade brasileira. Ele falará sobre o exercício dos ensinamentos védicos – espinha dorsal da cultura hindu – nos dias atuais. Sua apresentação será no dia 28, às 17h.

Além das apresentação de Paramahamsa, haverá, no mesmo dia, a partir das 10h, mesa-redonda sobre saúde que contará com a presença de integrantes do Centro de Estudos Indianos: a médica Ana Maria Rodrigues Araújo, o filósofo Marcus Fonseca e a mestre em enfermagem Gelza Nunes.

Durante a tarde, a partir das 14h, mesa-redonda sobre educação receberá Valéria Diniz, fisioterapeuta voluntária do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, a professora Teca Xavier, da Faculdade de Educação da UFMG, e o professor aposentado pela UFMG Emílio Rezende, doutor em filosofia.

Bênção
No dia seguinte, 29, às 16h, Paramahamsa concederá uma benção especial, o darshan, aos participantes. Os interessados devem se inscrever previamente no Portal Bhakti Marga Brasil.

A coordenadora do seminário, professora Heloisa Feichas, do Departamento de Teoria Geral da Música da UFMG, esclarece que a proposta do evento surgiu em decorrência da crescente procura de alunos pelas disciplinas de música indiana e espiritualidade na educação que ela ministra. “Vivemos tempos turbulentos, por isso propomos debater como o desenvolvimento da espiritualidade pode nos tornar mais conscientes de nossas relações pessoais e sociais”, afirma a professora.

Todas as atividades do evento serão realizadas no CAD 1, no campus Pampulha. Informações adicionais estão disponíveis no Portal do Seminário.

Informações adicionais estão disponíveis no Portal do Seminário.
(Com Centro de Comunicação da UFMG)