Dia Mundial sem Tabaco terá ações de conscientização no Hospital das Clínicas

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado todos os anos em 31 de maio, foi  instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para  conscientizar a população sobre os perigos do tabaco e defender  políticas públicas para a redução do seu consumo. Em alusão à data, o  Registo Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital das Clínicas da UFMG  realizará, na próxima sexta-feira (31), uma série de atividades  educativas. Sem tema específico este ano, as ações referenciarão a  campanha do ano passado, “Tabaco e doenças cardiovasculares”.

O evento, que tem como foco a conscientização de pacientes, familiares e  funcionários da instituição, ocorrerá no hall de entrada do prédio  principal do complexo do HC-UFMG, das 7h às 19h. Com o apoio de algumas  ligas acadêmicas, como a Liga Acadêmica de Enfermagem em Oncologia da  Escola de Enfermagem da UFMG, e em parceria com o Laboratório de  Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, as ações de mobilização irão contar com distribuição de panfletos Instituto Nacional do Câncer  (INCA), transmissão de vídeos educativos, cartazes informativos e abordagem ao público. Haverá um momento lúdico com personagens vestidos de cigarro e coração, mostrando a ligação direta entre as doenças do coração e o tabagismo. Como o câncer é a principal manifestação do tabagismo, haverá também a exibição de peças com lesões patológicas relacionadas à doença, como aquelas que acometem os pulmões e a bexiga.

Segundo a OMS, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. Em 2016, havia 1,25 bilhão de indivíduos fumantes em todo o mundo, número que deve chegar a 1,6 bilhão  em 2030. Ainda de acordo com a OMS, cerca de 6 milhões de pessoas morrem  anualmente de causas relacionadas ao consumo direto e indireto do  tabaco.