O projeto “Manejo clínico de pacientes infectados com Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva”, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Básica Andreza Werli-Alvarenga, da Escola de Enfermagem da UFMG, foi reconhecido pelo Grupo de Trabalho Nursing Now Brasil como uma iniciativa de expressiva relevância para as metas da Campanha Nursing Now Brasil. O projeto, que tem como objetivo promover a formação de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, residentes, professores e alunos de Universidades públicas das respectivas áreas, de instituições públicas de todas as regiões do Brasil, é uma das quatro ações reconhecidas pelo Nursing Now em Minas Gerais e exemplo de grandes iniciativas da Enfermagem Brasileira. É realizado em parceria com os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Fernando Botoni e Carolina Marinho.
A campanha Nursing Now é uma grande ação internacional de empoderamento dos profissionais de Enfermagem que contempla três metas: visibilidade, formação e condições de trabalho. “Podemos encaminhar as ações desenvolvidas e um grupo técnico, com vários membros, realiza a avaliação e fazem o parecer conjunto, definindo se a ação vai compor o conjunto de iniciativas do Nursing Now Brasil. Para isso, precisa haver aderência com todas ou alguma(s) da(s) meta(s) da campanha. A iniciativa que encaminhei foi contemplada nas três metas, mas com maior aderência na visibilidade das ações sociais da Enfermagem e na formação profissional”, relata a professora Andreza Werli-Alvarenga.
O Nursing Now Brasil é promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à USP/Ribeirão Preto, e tem como objetivo principal apresentar os profissionais da categoria como os verdadeiros protagonistas da saúde. Os trabalhos reconhecidos são liderados por profissionais que ultrapassam os limites da saúde e da educação, em ações de assistência, liderança, pesquisa, empreendedorismo e inovação, elevando o status e o perfil da Enfermagem em todo o mundo.
Até o momento, a Escola de Enfermagem da UFMG não estava contemplada no mapa de ações do Nursing Now Brasil. “É uma alegria e uma honra, a iniciativa que desenvolvi ter sido aprovada e reconhecida pela campanha. Nosso objetivo com o projeto é apostar em transformações reais para a saúde e para a promoção de inovações, e é muito importante a valorização dos casos de sucesso na assistência e pesquisa em Enfermagem realizados no Brasil, elevando o status e o perfil do profissional a níveis globais”, finaliza a professora.