Iniciativa “Fique Por Dentro” esclarece dúvidas sobre o curso de Gestão de Serviços de Saúde

DIA 1 Post IntagramTeve início, neste mês de junho, a iniciativa “Fique por Dentro” que tem o objetivo de esclarecer, por meio das redes sociais, as principais dúvidas sobre o curso de Gestão de Serviços de Saúde criado em 2009 na Escola de Enfermagem da UFMG. A ação, que foi idealizada pelo professor, egresso do curso de graduação e mestrado do curso, Renato Rodrigues da Silva, se deu por meio do levantamento das dez perguntas mais frequentes e, a partir disso, foi formado um grupo de alunos para responder e validar as questões.

Com uma linguagem simples e objetiva, a finalidade das postagens é atingir os amigos, profissionais e interessados no assunto. “O curso completou 11 anos em 2020, porém, algumas pessoas ainda não conhecem e/ou têm dúvidas que precisam ser mais bem esclarecidas. Para tanto, foi estruturada essa ação que possui grande impacto se considerarmos os seguidores nas redes sociais, facilidade de produção do conteúdo e o baixo custo de divulgação”, explica Renato Rodrigues.

Com o conteúdo pronto, os alunos promoveram a divulgação nos grupos de Whatsapp dos egressos e discentes. Além desses, os professores também receberam o material e realizaram postagens. As principais redes usadas foram: Instagram e Facebook. Todo conteúdo foi postado nas redes sociais do Diretório Acadêmico de Gestão de Serviços de Saúde (DAGESS).

Alguma das questões abordadas nas postagens foram: O que aprende um aluno do curso de Gestão de Serviços de Saúde?; Por que surgiu o curso de Gestão de Serviços de Saúde?; O curso forma bacharéis ou tecnólogos?; Onde trabalha um Gestor de Serviços de Saúde?; Como funciona o curso de Gestão de Serviços de Saúde?; Qual o grande diferencial do curso de Gestão de Serviços de Saúde?; Já possuo uma graduação e quero fazer o curso de Gestão de Serviços de Saúde, posso?; Como é a avaliação do curso?; Como está o mercado de trabalho para um Gestor de Serviços de Saúde?; e Quais as competências são desenvolvidas no curso de Gestão de Serviços de Saúde?.

“É de fundamental importância divulgar a existência de um curso focado na preparação de gestores para os serviços de saúde. Sabemos que a saúde é um setor de alta demanda de mão de obra, muitos desafios e de grande potencial de transformação de aspectos sociais. Pensar a gestão do sistema e dos serviços requer, portanto, considerar a necessidade de profissionais qualificados para atuarem nos mais diversos serviços, a partir de uma visão interdisciplinar, inovadora e eticamente comprometida com a saúde do país, e é essa a proposta do Curso de Gestão de Serviços de Saúde”, finaliza Renato.

Também participaram do projeto os egressos Caroline Gomes, Denise Melo, Juliana Carvalho, Michelli Moreno, Paulo Viegas, Raquel Randow e Yara Cardoso, e a aluna Karina Fonseca.
Redação: Vívian Mota - estagiária de jornalismo
Edição: Rosânia Felipe- Jornalista