Estudantes estrangeiros são recebidos na UFMG com programação especial

A UFMG promove, de 26 e 28 de julho, a Semana de Orientação do Estudante Internacional com a participação de mais de 100 estudantes de países da África, Américas e Europa vindos por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras. A programação terá palestras, oficina de dança, visitas a pontos turísticos, ao Museu de História Natural e à Estação Ecológica da UFMG. Também participam da Semana discentes e servidores da UFMG que fazem parte do Programa de Apadrinhamento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Os padrinhos e madrinhas acompanham e prestam apoio aos estudantes ao longo do semestre.

Na terça-feira, dia 26 de julho, todas as atividades serão na Escola de Engenharia da UFMG – sala de seminários 1012, com programação que vai das 9 às 12h e das 14 às 17h. Após o credenciamento, às 9 horas, acontecerá a cerimônia de abertura com a presença diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG Míriam Jorge e participação de pró-reitorias.

Das 9h45 às 10h25, a professora Míriam Jorge fará a palestra Começar vida nova: as culturas acadêmicas da UFMG. Das 10h45 às 11h25, Yara Miranda, mestranda em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG) fará palestra sobre Português como Língua Adicional na UFMG: uma nova língua, inúmeras possibilidades.

Das 11h25 às 12h o estudante internacional da Colômbia vinculado ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, Juan Carlos Pereira Salgado e a mestranda em Performance na UFMG, Renata Mendes, farão uma apresentação musical.

Das 14 às 14h50 a professora Márcia Maria Lousada (IGC/UFMG), coordenadora do Programa Bem-Vindo, fará a palestra Múltiplos olhares sobre Belo Horizonte, em espanhol, na sala 1010 da Escola de Engenharia. Simultaneamente, na sala 1012, ocorrerá a apresentação em português da palestra Olhares Periféricos: Mapa da Resistência da Juventude Negra de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A palestra será apresentada pelos integrantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes UFMG e alunos da Fafich, Tayane Lino, doutoranda em Psicologia Social, Ricardo Dias de Castro, mestrando em Psicologia e Juliana Gonçalves Tolentino, graduanda em Ciências Sociais.

Das 14h50 às 15h40 as sessões simultâneas serão retomadas com a apresentação das mesmas palestras, que serão ministradas em português e inglês, respectivamente.

Das 16 às 16h30, Stephania Aleixo de Paula e Silva, secretária municipal adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Sandra Martins Farias, coordenadora do Programa Municipal de Voluntariado Internacional da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da PBH farão a palestra A Internacionalização de Belo Horizonte e o Programa Municipal de Voluntariado Internacional, que abordará a experiência de diversos estrangeiros que participam de projetos promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A palestra será feita em português na Escola de Engenharia na sala 1012.

Das 16h30 às 17h haverá uma Oficina de Danças Brasileiras apresentada pelo estudante de graduação em História (Fafich/UFMG) André Amaral, na Escola de Engenharia, hall do Bloco III.

Passeios
Na quarta-feira, 27 de julho, os alunos poderão escolher entre duas atividades que ocorrem das 8 às 12h.

Às 8h, do hall da Reitoria, sairá o grupo que fará o passeio por Belo Horizonte, com paradas no Complexo Cultural da Praça da Estação e no Mirante das Mangabeiras. Outro grupo de estudantes irá se encontrar na portaria do Museu de História Natural e Jardim Botânico – Rua Gustavo da Silveira, 1035, para uma visita guiada sob a orientação da Equipe da DRI/UFMG.

Das 14 às 14h30 haverá duas apresentações: a palestra Orientação sobre documentação e serviços oferecidos pela UFMG, que será ministrada em português pela equipe do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, Michelle Gontijo e Patrícia Freire e a palestra Cheguei na UFMG, e agora? Registro acadêmico, matrícula, notas e documentos, que será ministrada em inglês por Pollyanna Santos e Gabriela Reis do Setor de Mobilidade em Redes da DRI.

Das 14h30 às 15h as mesmas palestras serão apresentadas em inglês e português, respectivamente.

Às 15h10 haverá o deslocamento dos estudantes, de ônibus interno ou a pé até a Estação Ecológica da UFMG onde, das 15h30 às 17h30, Yara Miranda, mestranda em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG) fará a palestra Será que…? Conhecendo o Brasil, o mundo e suas diversas histórias.

Quinta-feira, 28 de julho, haverá novo passeio pela cidade a partir de 8 horas, saindo do hall da Reitoria, com roteiro pelo Mirante do Mangabeiras e Complexo Cultural da Praça da Estação. A visita guiada pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, com partida às 8 horas da portaria do Museu. A visita ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha será realizado

Na parte da tarde, das 14h às 17h os interessados em cursar a disciplina de Português Língua Adicional (PLA) irão fazer o teste de nivelamento coordenado pela professora Yara Miranda, no auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG.

Com Centro de Comunicação da UFMG.