9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária começa na próxima segunda-feira

CBEU2

A UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) promovem a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de março, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), com o tema Redes para promover e defender os direitos Humanos.

São esperados mais de 10 mil congressistas de todo o país, que vão acompanhar as atividades da programação virtual até quinta-feira, dia 11 de março. As inscrições de ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o último dia do evento.

As redes de conversa, uma das principais atividades, mobilizam extensionistas de instituições de ensino de todo o país. Serão apresentados mais de 3,5 mil trabalhos na quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de março, a partir das 9h.

As apresentações de trabalho, que vão ocorrer pela plataforma Google Meet, serão distribuídas em 706 salas de webconferência, cujos links de acesso serão disponibilizados apenas a autores e inscritos.

Virtual e gratuito
O 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária contará com programação gratuita e aberta ao público, que poderá acompanhar os eventos pelas plataformas virtuais.

A abertura acontecerá na segunda, dia 8, às 19h, com transmissão, ao vivo, no canal da Proex (Extensão UFMG). O evento terá a participação de representantes das universidades organizadoras e do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex). Também haverá conferência de Ailton Krenak e apresentação musical de Titane e Maurício Tizumba.

De terça (9) a quinta-feira (11), a partir das 9h, a programação segue com 20 mesas-redondas. Esses eventos, em horários distintos, vão debater temas atuais relacionados as diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais, formação de professores, entre outros.

As lives das mesas serão transmitidas pelo YouTube e terão como convidados professores, pesquisadores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e representantes dos movimentos sociais e das políticas públicas.

O Espaço Paulo Freire, concebido em parceria com o movimento estudantil das universidades, terá debates, ao vivo, na terça e quarta-feira, dias 9 e 10 de março. A atividade, sempre às 19h, reunirá lideranças estudantis para discutir a atuação do movimento em defesa da extensão universitária e da educação no país.

Além disso, o 9° CBEU terá um espaço dedicado à Exposição de Produtos Extensionistas, em que serão exibidos, no site do evento, vídeos submetidos e produzidos pelos participantes das atividades de extensão.

Programação associada
Uma das marcas da 9° edição do CBEU tem sido a constituição de ações em rede. Por isso, o congresso também apresenta, entre as suas grandes novidades, a programação associada ao 15° Festival de Verão UFMG. Durante os quatro dias, serão oferecidas 11 atrações culturais. Além do duo Titane e Tizumba, a agenda cultural contará com a Mostra de Coro Universitários, Teuda Bara, Grupo Sarandeiros, Madrigal Renascentista UNIFAL, entre outras apresentações.

No último dia, quinta-feira, dia 11, às 19h, o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária contará com a conferência Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum, que será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff. O encerramento também será marcado pela abertura dos trabalhos do 47° Encontro Nacional do Forproex.

Os links de acesso aos eventos e todas as informações sobre as atividades estão disponíveis no site oficial do 9° CBEU.

O evento
O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos pelas universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte.

A 9ª edição é organizada pela UFMG e UNIFAL-MG em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.

Inicialmente, a edição deste ano aconteceria presencialmente de 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha, mas, em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato totalmente virtual.

(Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG)