Ciclo de debates da pós-graduação em Enfermagem discute plágio na produção científica

Para abordar sobre o plágio na produção científica, será realizado um ciclo de debates na próxima sexta-feira, 5 de março, no canal do YouTube da Escola de Enfermagem da UFMG.

Prof. Marcelo FECAPPromovido pelo Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem, o evento será ministrado pelo professor do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Krokoscz, que vai falar sobre os conceitos do plágio na produção científica e como evitá-los com programas de detecção.

A coordenadora do Colegiado, professora Kênia Lara da Silva, destaca a importância de discutir esse tema."A preocupação com a integridade científica é um dos aspectos de maior relevância na atualidade. A existência de plágios é um crime. A preocupação com a integridade e a adoção de mecanismos para assegurar o seu cumprimento é uma meta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Existem algumas ferramentas que processam a identificação de plágios e essas ferramentas variam quanto ao grau de alcance na sua análise. É importante conhecê-las e saber utilizá-las como dispositivos para reforçar o princípio da integridade cientifica na produção do conhecimento", ressaltou.

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia.