Calendário

Maio 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Aula inaugural da disciplina estágio hospitalar acontecerá na próxima semana

Nos dias 17 e 18 de maio, será realizada no canal do Youtube da Escola de Enfermagem da UFMG uma aula inaugural promovida pela disciplina “Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade”, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

A abertura do evento acontecerá às 9h30 com uma mensagem de boas-vindas da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares, da coordenadora do Colegiado de Graduação, professora Fabíola Baroni e da coordenadora da disciplina, professora Adriana Oliveira.

O primeiro tema abordado será "Hospital das Clínicas da UFMG: serviços e oportunidades, a situação da pandemia e o impacto nos processos de trabalho", com a Gerente de Ensino e Pesquisa, professora Fabiana M Kakehasi. Em seguida, será realizada uma mesa que contará com a Professora Titular Sênior da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Isabel Amélia Costa Mendes, Coordenadora do Grupo de Trabalho da Campanha Nursing Now Brasil falando sobre a importância da Campanha Nursing Now Brasil e da professora aposentada da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria José Brito, atualmente Conselheira e Coordenadora da Camara Técnica do Coren-MG, abordando o impacto das condições de trabalho da enfermagem em tempos de pandemia sob a ótima do Conselho de Enfermagem, sob a coordenação da professora Tânia Chianca.


No período da tarde, a partir das 14 horas, as atividades serão realizadas na plataforma RNP, voltadas especificamente para os estudantes matriculados na disciplina. Os temas abordados serão "Processo de enfermagem: raciocínio clinico e documentação" e "Carga de trabalho e dimensionamento de pessoal de enfermagem”, com as professoras da Escola de Enfermagem da UFMG, Tânia Chianca e Meirielle Tavares, respectivamente.

No dia 18, a partir das 10 horas, as discussões serão sobre o trabalho de Enfermagem em situação de crise e recursos escassos, abordado pela Enfermeira da Organização Internacional Médicos Sem Fronteira MSF, Marina Monte Barardi e a enfermagem como força de trabalho durante uma pandemia habilidades e autonomia do aluno na ótica da preceptoria na Unidade de Terapia Intensiva, com o enfermeiro do CTI do Hospital das Clínicas da UFMG, Jaime Junior.

Às 14 horas, em uma mesa-redonda serão abordados os temas: registros de enfermagem como fundamentos de uma assistência segura e elemento fundamental da comunicação de equipe; prontuário eletrônico, impressos no Hospital Felício Rocho, Hospital Risoleta Tolentino Neves e Hospital das Clínicas da UFMG, atividade coordenada pela professora da EEUFMG Flávia Falci e as enfermeiras Bianca Ventura Barbosa e Carolina Costa Pinto. Encerrando a programação, às 15h45 a professora Eline Borges vai falar sobre Lesão por pressão: estratégias para prevenção do evento adverso.