Palestra aborda efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil

evento GINO Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da UFMG (GIN/UFMG) promove no dia 25 de maio, às 19 horas, no canal do youtube da Escola de Enfermagem da UFMG uma palestra sobre “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”.

Durante o evento, a professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Milene Cristine Pessoa e a nutricionista Melissa Juliana de Araújo, apresentarão os resultados da pesquisa realizada entre novembro e dezembro de 2020, com duas mil pessoas. De acordo com o estudo, os resultados demonstram que 59% dos domicílios entrevistados estavam em situação de insegurança alimentar durante a pandemia e parte significativa deles diminuiu o consumo de alimentos importantes para a dieta regular da população - 44% reduziram o consumo de carnes e 41% o consumo de frutas.

A pesquisa foi coordenada pelo Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, da Freie Universität Berlin (Alemanha), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB).