Aberta chamada do programa de inclusão digital para estudantes com deficiência

brailleEstudantes com deficiência podem se inscrever, até 15 de junho, na chamada PRAE/FUMP/NAI n. 04/2021, que vai oferecer auxílio financeiro de até R$ 1,2 mil para aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva necessários ao acompanhamento das atividades acadêmicas no âmbito do ensino remoto emergencial.

Podem se candidatar estudantes matriculados em primeira graduação na UFMG, incluídos na política de assistência estudantil, posicionados nos níveis I, II e III, com estudo socioeconômico em vigor e com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Estudantes ainda não incluídos na política de assistência estudantil da UFMG deverão solicitar avaliação socioeconômica, por meio do preenchimento de questionário disponível na página da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). A previsão é que o resultado da chamada seja divulgado em 22 de junho, e o auxílio, depositado a partir do dia 30 do mesmo mês.

Inscrição
O candidato pode indicar um ou mais equipamentos de tecnologia assistiva para a compra, mas o recurso total disponibilizado será de no máximo R$ 1,2 mil. Caso a soma dos equipamentos a serem comprados ultrapasse o valor máximo previsto para auxílio, o estudante poderá arcar com a diferença. A aquisição será feita pelo próprio estudante.

O interessado em receber o recurso deve encaminhar sua solicitação para o e-mail do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) (nai@ufmg.br). Na mensagem, devem ser registradas as seguintes informações: especificação dos dispositivos ou equipamentos, indicação de seus valores médios e justificativa para a aquisição.

As solicitações serão analisadas pela Fump e pelo NAI. A chamada foi organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), NAI e Fump, em cuja página estão disponíveis mais informações.

(Com Centro de Comunicação da UFMG)