Revista Mineira de Enfermagem completa 25 anos

Logo RemeA Revista Mineira de Enfermagem da Escola completa em 2021 25 anos de publicação do conhecimento em Enfermagem e na área da saúde. Classificada como Qualis B1 pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), é uma publicação periódica técnico-científica da Escola de Enfermagem da UFMG com origem em uma das iniciativas do Programa de Desenvolvimento da Enfermagem (PRODEN), sediado na EEUFMG, por meio de convênio estabelecido com a Fundação W.K. Kellogg.

Foi criada em contexto de interação interinstitucional onde, além da EEUFMG, participaram do projeto as escolas de enfermagem das Instituições: Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Mato Grosso, FAFEID/Diamantina, UFJF, Universidade do Vale do Sapucaí, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Instituto Católico de Minas Gerais, Fundação de Ensino Superior de Passos e a Escola de Enfermagem Wenceslau Braz/Itajubá. Tem como objetivo incrementar a disseminação da produção científica em Minas Gerais, no Brasil e na região, disponibilizando um veículo de qualidade que viesse estimular e agilizar o processo de geração e divulgação da produção científica na área, com periodicidade semestral.

O primeiro número da REME foi publicado em março de 1997, com periodicidade semestral. Em 2003 a publicação passou por um processo de reestruturação e a partir do volume 8, de 2004, passou a ter periodicidade trimestral, praticamente dobrando o número de artigos publicados por ano. A partir do volume 17 passou a ser de acesso aberto, publicada somente na modalidade on-line, em site próprio, bilingue, com textos integrais em português e inglês, com resumos em português, inglês e espanhol, adotando qualificadores de publicações de crescente impacto e critérios de ciência aberta: DOI, ORCID, licença CC BY, entre outros. A partir de 2016, volume 20, adotou a modalidade “publicação continuada” ou fluxo contínuo (rolling press), novamente duplicando o número de artigos publicados anualmente.

A Editora Chefe da Revista, professora Tânia Couto Machado Chianca, ressalta que são publicados em média 100 artigos por ano, cerca de 80% de artigos na categoria Pesquisa e 20% nas categorias Revisão, Relato e Artigo Reflexivo. "A nossa meta é contribuir na divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido na área de Enfermagem e da saúde, tanto nacionalmente, como internacionalmente e, nesse sentido, já produziu nesses 25 anos cerca de 1600 artigos científicos".

Perspectivas
Segundo a professora Tânia Chianca, para continuar avançando e alcançar novos patamares como publicação técnico-científica, a REME tem como perspectivas: migração do site e acervo da REME para o Portal de Periódicos da UFMG, plataforma OJS, ampliando a visibilidade, acessibilidade e interoperabilidade; avançar na adoção de outras potencialidades da ciência aberta, especialmente na abertura da revisão por pares; avançar na internacionalização ampliando o quadro de revisores internacionais e incentivando a submissão de manuscritos de autoria estrangeira; avançar na indexação em bases de dados internacionais, de prestígio e impacto na área: SCOPUS, SciELO, Web of Science, PubMed, entre outras.

“São grandes os desafios em cenário nacional complexo onde ciência e educação se encontram escamoteados, mas a tenacidade, natural da Enfermagem, impulsionará o avanço e alcance desses objetivos, de vez que são almejados por uma classe e pela saúde, um bem comum”, conclui.