Grupo de Pesquisa da Nutrição lança Instrutivo sobre obesidade em parceria com o Ministério da Saúde

instrutivo abordagem coletivaA Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/SAPS/MS) e o Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (GIN/UFMG) promoveram nesta quinta-feira, 23 de setembro, o lançamento nacional do “Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS”, no canal do DATASUS no YouTube. O material tem como  objetivo apoiar  gestores e trabalhadores do SUS, e contribuir para a promoção da saúde e o cuidado da pessoa com obesidade no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, mais da metade da população adulta apresenta excesso de peso e dois em cada dez adultos possui obesidade.  Além de causar sofrimento psicológico devido ao estigma e a discriminação, ela se associa ao desenvolvimento de complicações metabólicas que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo as cardiovasculares, diabetes mellitus e certos tipos de câncer.

De acordo com informações disponíveis no Instrutivo, pelo fato  da obesidade ser um agravo de natureza multifatorial, o seu manejo é extremamente complexo, constituindo um grande desafio para os profissionais nos diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde. “A superação deste desafio passa pela qualificação dos profissionais de saúde para o manejo adequado da obesidade e pela reorganização dos serviços de saúde de forma a ofertar ações contínuas, colaborativas, efetivas e que contemplem a complexidade do agravo”.

O Instrutivo, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/Brasil) e do Ministério da Saúde, propõe uma abordagem teórico-prática para a condução de grupos com usuários com obesidade no SUS, incluindo roteiros com descrição detalhada das atividades presenciais e não presenciais apresentadas em um Caderno de Atividades Educativas. Além disso, compõe essa série um “Material Teórico para Suporte ao manejo da Obesidade no Sistema Único de Saúde”, que visa apresentar aos profissionais de saúde diferentes referenciais teóricos e ferramentas que podem ser utilizadas no manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde.

A professora do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Aline Cristine Souza Lopes, que coordenou a elaboração do Instrutivo, ressalta a sua importância. “Os profissionais de saúde quando perguntados sobre as principais barreiras para o manejo da obesidade no cotidiano de trabalho, uma das mais citadas é ausência de material instrucional, assim como a complexidade da doença. Este Instrutivo surge, então, como uma oportunidade de apoiá-los a construir ações mais exitosas, que possam contribuir deter o crescimento da obesidade no país e na promoção da saúde da população brasileira.”

Lançamento na UFMG
No dia 22 de outubro, às 15 horas, o lançamento será no canal da Escola de Enfermagem da UFMG no YouTube, com a professora Aline Lopes, a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini e a  professora da Universidade de São Paulo, Patrícia Jaime.