Formação Transversal em Direitos Humanos ofertará 10 disciplinas no segundo período letivo

Serão abertas, na próxima semana, as matrículas para a Formação Transversal em Direitos Humanos, que oferecerá 10 disciplinas, de forma remota, no segundo período letivo de 2021.

Poderão participar das atividades estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos e programas da UFMG. As disciplinas da formação são ministradas por docentes que integram a Rede de Direitos Humanos da Universidade.

Os estudantes da graduação deverão se matricular, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), nos dias 14 e 15 de outubro, quando também serão efetuadas as inscrições nas atividades de Formação Livre na UFMG.

Os alunos de pós-graduação devem solicitar a matrícula até 19 de outubro por meio do envio de requerimento para a Secretaria das Formações Transversais. As orientações no estão disponíveis no informativo.

Pessoas da comunidade externa também podem se matricular na modalidade disciplina isolada. Nesse caso, as inscrições deverão ser realizadas até 21 de outubro (leia as instruções).

A participação de estudantes da UFMG poderá ser contabilizada para a integralização de créditos. Após o encerramento do período letivo, todos os participantes podem solicitar o certificado de conclusão.

As opções estão listadas no catálogo de disciplinas. Dúvidas podem ser encaminhadas para transversal@prograd.ufmg.br.

Dimensões dos direitos humanos
Por meio da Formação Transversal em Direitos Humanos, o estudante terá contato com as diversas dimensões dos direitos humanos, com o histórico de lutas e preposições, com os marcos regulatórios e com os indicadores das desigualdades. Também serão estudadas as experiências associadas aos direitos das minorias e a prática do planejamento e do desenvolvimento de intervenções.

O objetivo é criar um ambiente de reflexão e análise dos princípios, valores e direitos que configuram a dignidade humana, a democracia e a sociedade livre, justa e solidária e oferecer ao estudante diferentes perspectivas do intenso debate social, político, jurídico, cultural e científico sobre os direitos humanos.

A formação surgiu da organização de grupos de extensão, ensino e pesquisa de diversas áreas do conhecimento, que atuam nesse campo.

(Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)