Aula aberta destaca a importância das medidas de segurança para o retorno seguro às atividades presenciais

Adriana Oliveira aula abertaNa tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, o Colegiado de graduação em Enfermagem e o Departamento de Enfermagem Básica promoveram uma aula aberta on-line com o tema "Discutindo o retorno presencial seguro: medidas de proteção a saúde", ministrada pela professora Adriana Cristina de Oliveira.

A abertura contou com a participação da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Sônia Maria Soares e da coordenadora do Colegiado de graduação em Enfermagem, professora Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni.

A diretora reforçou a importância de manter as medidas de biossegurança no retorno às atividades presenciais e a necessidade de multiplicar o conhecimento. "Essa é nossa missão enquanto Escola de Enfermagem para nossa sociedade. O conhecimento e a ciência transformam, procuramos sempre trilhar esse caminho", destaca.

A professora Fabíola ressaltou que essa aula foi para propiciar conhecimento básico e uniformidade nas condutas. "Temos que ter uma linguagem única em todos os caminhos que vamos percorrer, tanto para nossa proteção, quanto para o outro".

A professora Adriana iniciou a apresentação com um breve histórico da pandemia no mundo e no Brasil, avanços da vacinação contra Covid-19 e queda de casos e de óbitos, reforçando que ainda estamos vivenciando uma pandemia, o que  exige a adoção das medidas de proteção.

Sobre os equipamentos de proteção individual e suas indicações de uso, situações recomendadas a professores e estudantes tanto na sala de aula, quanto nos hospitais para as aulas práticas, ela destaca que as máscaras (cirúrgica ou N95), face shield, aventais, luvas e gorros devem ser usados de maneira correta, a fim de garantir a segurança contra a exposição dos profissionais a Covid-19. Além disso, ela reforçou a importância dos momentos de paramentação e desparamentação, pelo risco de contaminação do profissional nesses momentos. Lembrou também  da forma correta de acondicionar a máscara N95 quando for fazer o reuso, e a remoção imediata dos demais Equipamentos de Proteção Iindividuais descartáveis, imediatamente após o uso. Ressaltou a atenção dos estudantes para evitar manter máscaras, jalecos dentro de mochilas, sem proteção, de forma que possam ser fontes de risco durante a manipulação.

A professora enfatizou, ainda, a importância da escolha de equipamentos que tenham o registro na Anvisa e o certificado de Aprovação (CA) para as máscaras N95 junto ao Ministério do Trabalho. “É preciso reconhecer a sua qualidade, para que o EPI atenda a função a que se destina, evitando produtos que possam colocar o profissional em risco de exposição a contaminaçao”.

Além dos equipamentos de segurança, Adriana reforçou a importância da higienização correta das mãos. “Água e sabão ainda é a melhor combinação e mais eficaz para se fazer a limpeza das mãos, remoção de sujidade e por atuar diretamente na destruição do envelope viral do SARS-COV-2”, pontua. Ela contraindica veementemente o uso de luvas no dia a dia, afirmando que elas dão uma falsa sensação de proteção ao seu usuário, porém na verdade potencializa o risco de contaminação do indivíduo e dos demais trabalhadores em contato com as superfícies tocadas por mãos enluvadas e contaminadas. “A utilização das luvas devem respeitar as indicações adequadas em situações definidas e apenas para durante esse momento, devendo ser removidas imediatamente após essa indicação e as mãos higienizadas, após seu descarte imediato", enfatiza.

Assista a aula completa neste link.