Professoras do Departamento de Nutrição lançam livro sobre ambiente alimentar

Ambiente alimebtar livroAs professoras do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Larissa Loures Mendes, Milene Cristine Pessoa e Bruna Vieira de Lima Costa são as organizadoras do livro “Ambiente Alimentar Saúde e Nutrição”, que será lançado nesta sexta-feira, dia 29, às 15h30, durante a programação do III Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde.

De acordo com as autoras, a obra foi elaborada com o propósito de reunir evidências científicas que embasam a relação do ambiente com as oportunidades ou condições que influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos e populações, bem como explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar e sua influência no contexto alimentar e nutricional.

As professoras destacam que o ambiente alimentar é um tema relevante que desperta cada vez mais interesse da comunidade científica e que as pesquisas nessa área expõem quatro tipos de ambientes alimentares: da comunidade, do consumidor, organizacional e informacional. “Todos esses ambientes são afetados pelas políticas governamentais e pelas indústrias de alimentos, que são os dois grandes grupos com maior capacidade de modificar os ambientes alimentares. Com o objetivo de explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar, sua influência no contexto alimentar e nutricional e contando com a colaboração de conceituados pesquisadores da área, assumimos a importante tarefa de organizar este livro”.

Ainda de acordo com elas, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores poderão se beneficiar de conceitos bem definidos e medidas válidas e confiáveis dos ambientes alimentares apresentados e discutidos no livro. “Acreditamos que obras como esta são primordiais para a ampliação do conhecimento sobre o ambiente alimentar, bem como para a formulação de políticas públicas que considerem a influência dos ambientes alimentares nos diversos desfechos relacionados à nutrição e saúde dos indivíduos e populações”, concluem.

O livro, publicado pela Editora Rubio, está disponível para compra neste link.