Calendário

Professoras do Departamento de Nutrição lançam livro sobre ambiente alimentar

Ambiente alimebtar livroAs professoras do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Larissa Loures Mendes, Milene Cristine Pessoa e Bruna Vieira de Lima Costa são as organizadoras do livro “Ambiente Alimentar Saúde e Nutrição”, que será lançado nesta sexta-feira, dia 29, às 15h30, durante a programação do III Seminário Latino-Americano de Ambiente Alimentar e Saúde.

De acordo com as autoras, a obra foi elaborada com o propósito de reunir evidências científicas que embasam a relação do ambiente com as oportunidades ou condições que influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos e populações, bem como explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar e sua influência no contexto alimentar e nutricional.

As professoras destacam que o ambiente alimentar é um tema relevante que desperta cada vez mais interesse da comunidade científica e que as pesquisas nessa área expõem quatro tipos de ambientes alimentares: da comunidade, do consumidor, organizacional e informacional. “Todos esses ambientes são afetados pelas políticas governamentais e pelas indústrias de alimentos, que são os dois grandes grupos com maior capacidade de modificar os ambientes alimentares. Com o objetivo de explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar, sua influência no contexto alimentar e nutricional e contando com a colaboração de conceituados pesquisadores da área, assumimos a importante tarefa de organizar este livro”.

Ainda de acordo com elas, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores poderão se beneficiar de conceitos bem definidos e medidas válidas e confiáveis dos ambientes alimentares apresentados e discutidos no livro. “Acreditamos que obras como esta são primordiais para a ampliação do conhecimento sobre o ambiente alimentar, bem como para a formulação de políticas públicas que considerem a influência dos ambientes alimentares nos diversos desfechos relacionados à nutrição e saúde dos indivíduos e populações”, concluem.

O livro, publicado pela Editora Rubio, está disponível para compra neste link.