Proex concederá 641 bolsas para apoiar 247 atividades de extensão

Leitura é saudeDuzentas e quarenta e sete atividades de extensão serão apoiadas nos próximos 12 meses no âmbito do PBEXT, segundo resultado final de edital aberto pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex). Ao todo, serão concedidas 518 bolsas para alunos da graduação (na modalidade PBEXT) e 123 para cotistas ou estudantes classificados socioeconomicamente pela Fump (modalidade PBEXT Ação Afirmativa).

Foram avaliados pré-requisitos como a interação dialógica da Universidade com a sociedade e o impacto da proposta na transformação social.

Os coordenadores das atividades contempladas – servidores docentes e técnico-administrativos – deverão fazer a primeira indicação de bolsistas no período de 1° a 15 de março de 2022, no Sistema de Fomento.

As bolsas terão vigência de 12 meses (março de 2022 a fevereiro de 2023). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3928.

Pareceres e avaliação
Os proponentes podem visualizar todos os pareceres – dos avaliadores e o parecer conclusivo da Câmara de Extensão – diretamente no Sistema de Fomento.

Nesta edição, o PBEXT consolidou o processo de avaliação dupla. Dois avaliadores emitiram seus pareceres, e, em seguida, a Câmara de Extensão revisou e referendou o resultado, por meio dos presidentes dos comitês de cada área temática.

Pela primeira vez, foram recebidas propostas de cursos de extensão, vinculados a programa ou projeto, que não cobram taxa de inscrição ou mensalidades de seus participantes. Um novo quadro de quesitos de avaliação foi lançado pela Diretoria de Avaliação e Fomento da Extensão (Dafe).

(Assessoria de Comunicação da Proex)