Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem abre processo seletivo

LISAEEstão abertas as inscrições para o processo seletivo da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LISAE). Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e outras instituições de ensino.

São oito vagas para a atuação no período de março de 2022 a março de 2023, destas, seis são para estudantes da UFMG. Os candidatos deverão ter disponibilidade de no mínimo seis horas semanais, distribuídas em encontros quinzenais (quartas-feiras, às 18:30 horas) e atividades previamente combinadas. As reuniões acontecerão em formato remoto, enquanto perdurar a Declaração Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência do novo Coronavírus.

O processo seletivo será executado pela Coordenação da Liga e terá como banca examinadora professores e estudantes participantes da Coordenação. Em caso de necessidade, a seleção dos futuros ligantes será realizada em duas etapas: envio de Currículo Lattes, extrato de integralização curricular e carta de intenção (máximo 15 linhas). Os documentos devem ser enviados pelo formulário (disponível aqui) até 28 de fevereiro. Etapa 2 (apenas em caso de empates): entrevista com a banca examinadora. Confira aqui o edital.

Sobre a LISAE
Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão encontros científicos quinzenais para a discussão teórica; projetos de extensão e de pesquisa; organização de eventos relacionados à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); e produção de material didático. A LISAE-UFMG é orientada pelas professoras Tânia Chianca e Luciana da Mata e coordenada pelos estudantes Thallison Santos, Dayane Abreu, Elton Sady e Samanta Luíza.

O principal objetivo da liga é propiciar ao estudante de enfermagem uma visão mais abrangente da SAE, considerando aspectos políticos, organizativos e culturais. As discussões promovidas pela Liga de Sistematização da Assistência em Enfermagem da UFMG permitirão a formação de um raciocínio clínico pelo discente, o esclarecimento de dúvidas e o aprimoramento de técnicas e conhecimentos necessários para a implementação da SAE. Além disso, durante as reuniões será possível se chegar a um consenso sobre s melhores práticas na assistência e o compartilhamento de experiências.