Mutirão reforça vacinação da comunidade contra a covid-19

Até hoje, dia 1º, a UFMG promove um mutirão de vacinação de sua comunidade universitária contra a covid-19. A campanha começou no campus Saúde, onde 103 pessoas foram imunizadas na terça e na quarta-feira, e prossegue hoje e amanhã, no campus Pampulha, em uma unidade volante instalada na Praça de Serviços. A expectativa é que mais de 200 pessoas recebam a dose da vacina nos dois campi.

A iniciativa é da Escola de Enfermagem e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Segundo a professora da Escola de Enfermagem Sheila Lachtim, coordenadora da campanha, as equipes (formadas por alunos e professores da Escola da Enfermagem) operacionalizam a vacinação e informam sobre a importância dela para evitar a covid-19 e outras doenças relacionadas à pandemia.

Quinze estudantes trabalham em dois turnos sob a supervisão de cinco professores. Ainda segundo a professora Sheila, com a campanha a UFMG pretende oferecer mais uma oportunidade de acesso à imunização, seja com a primeira dose, seja para completar o esquema vacinal.

O horário de vacinação é das 9h às 19h, e pessoas da comunidade externa também podem tomar sua dose. De acordo com os organizadores, as pessoas que receberão a primeira dose devem apresentar documento de identificação com foto e CPF. Quem pretende completar o esquema vacinal deve levar os mesmos documentos e o cartão de vacinação.

“Além do distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos, a vacina é uma das formas de diminuir a propagação do vírus. Como estamos de volta às salas de aula e aos ambientes coletivos da Universidade, essa é uma oportunidade que a UFMG proporciona à sua comunidade. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode se imunizar”, destaca a professora da Escola de Enfermagem.

Para alguns estudantes, essa iniciativa de facilitar a vacinação é muito importante. “O ato de vacinar-se é fundamental para o retorno presencial, pois garante a minha segurança e a de todos que frequentam a Universidade", afirma o estudante Luís Eduardo Carvalho, do primeiro período do curso de Odontologia da UFMG.

(Com TV UFMG)