Proex lança editais para fortalecer atuação da extensão no formato presencial

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) acaba de lançar quatro editais conjuntos para apoiar atividades de extensão no formato presencial. Dois deles já estão com inscrições abertas e possibilitarão a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação nas atividades, cursos e programas, e nos próprios centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas. Cabe aos coordenadores de cursos e dos Cenex efetuar a inscrição das propostas no Sistema de Fomento da Proex (acesso pelo Minha UFMG), até o dia 24 de abril.

Todas as propostas submetidas aos respectivos editais devem estar previamente registradas e atualizadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex). Elas serão analisadas e aprovadas pela Câmara de Extensão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br.

Conheça os editais.

Formação em extensão na pós-graduação
O edital 02/2022, lançado em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), apoiará propostas que preveem a participação integrada de estudantes de graduação e de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, em programas, projetos e cursos de extensão da UFMG.

Serão aceitas até duas propostas por programa de pós-graduação. Apenas coordenadores – docentes em efetivo exercício – indicados pelos colegiados poderão apresentá-las.

A participação integrada dos estudantes nas atividades é fundamental para a validação da inscrição. Os estudantes de graduação devem, necessariamente, ser assistidos pela Fump (níveis I, II e III) ou ter ingressado pelo sistema de cotas. No caso dos estudantes da pós-graduação, será dada preferência aos que entraram na UFMG por meio das ações afirmativas.

Apoio aos Cenex
As inscrições também seguem abertas para o edital 04/2022, que concederá bolsas aos Centros de Extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, para que estudantes da graduação atuem em atividades que contribuam para o aprimoramento da gestão, divulgação científica e avaliação da extensão universitária no âmbito desses órgãos colegiados. Cada Cenex poderá solicitar uma bolsa.

Direitos humanos
Os outros dois editais, cujas inscrições ainda serão abertas, são direcionados aos servidores docentes e técnico-administrativos, que poderão inscrever suas propostas para beneficiar estudantes da graduação e pós-graduação, com bolsas na modalidade Pbext Ação Afirmativa ( prioridade para mães, travestis e transexuais e alunos com deficiência ou que ingressaram pelo sistema de cotas e são assistidos pela Fump).

Para o edital Democratizar (03/2022), o foco dos programas, projetos e cursos são os direitos humanos e a democratização da participação de estudantes em atividades de extensão. As inscrições serão realizados de 2 a 13 de maio de 2022.

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

Os recursos do edital Democratizar são provenientes de emenda parlamentar de autoria da Gabinetona, mandato coletivo exercido por parlamentares mineiras com assento nos legislativos municipal, estadual e federal.

Materiais para a educação
A Proex também publicou o edital 05/2022 para apoio ao desenvolvimento de produtos destinados às redes públicas de educação infantil, básica ou profissional. Poderão ser apresentadas, por exemplo, propostas de cartilha, manual, livro, e-book, informativo, jogo ou objeto educativo, produto audiovisual, website e aplicativo para computador e dispositivos móveis. O edital financia material de consumo e pagamento de pessoa jurídica.

A ação que dará origem ao produto pleiteado deve atender aos conceitos de extensão universitária, conforme estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu).

Servidores docentes ou técnico-administrativos da Universidade poderão inscrever a proposta no período de 15 de junho a 15 de julho de 2022.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)