Curso de sepse para acadêmicos de Enfermagem

Curso SepseAs vagas para o curso gratuito sobre Assistência de Enfermagem ao paciente séptico, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de maio, estão esgotadas. O curso é destinado a estudantes Enfermagem a partir do 6° período em qualquer instituição de ensino. As aulas serão ministradas de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams, de 19h30 às 21h20.

Segundo a professora do Departamento de Enfermagem Básica e coordenadora do evento, Barbara Maximino Rezende Gonçalves, a sepse atualmente é a principal responsável por óbitos dentro de hospitais e estimam-se cerca de 400 mil casos de sepse no Brasil por ano, sendo que desses, 240 mil acabam em morte. “O curso tem como objetivo promover o processo de aprendizagem completo, dinâmico e efetivo à distância, entre acadêmicos de Enfermagem, levando conhecimento prático e atualizado de qualidade, orientando esses futuros profissionais para o reconhecimento, triagem e tratamento do paciente séptico, contribuindo assim para a redução da morbimortalidade desses pacientes”.

A enfermeira do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast) da UFMG, Carolina Braga, co-coordenadora do evento, ressalta também que o curso busca debater e avaliar a atual conduta dos profissionais na parte clínica relacionada à sepse; promover esclarecimentos sobre o assunto, ampliando o diálogo entre profissionais, professores e alunos de cursos da Saúde; propor discussões em torno da temática através de profissionais que atuam na área; compartilhar inovações e estudos recentes sobre a sepse; favorecer a troca de conhecimento e experiências entre o palestrante e o público.

A programação das cinco aulas inclui discussões sobre conceitos e epidemiologia da sepse, fisiopatologia e sinais clínicos da sepse, pacote de tratamento da sepse, discussão de casos clínicos e reabilitação do paciente séptico. Os alunos que tiverem uma frequência maior que 70% no curso poderão emitir o certificado via Cenex a partir do pagamento de uma taxa de R$8,00.