Professores e alunos promovem treinamento inédito no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da UFMG

Entre os dias 2 e 6 de maio, será realizado no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh o treinamento Escape Room, ação inédita na instituição, realizada por meio simulações realísticas, com o objetivo de capacitar a equipe de enfermagem do Pronto Socorro sobre as metas internacionais de segurança do paciente e medidas de prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde.

A atividade, que faz parte da ação de extensão coordenada pela professora Fernanda Batista Oliveira Santos, do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG, surgiu a partir de uma demanda da Coordenação de Enfermagem do Pronto Socorro do HC, e será realizada por meio simulações realísticas alinhadas à vivência dos profissionais do setor, ajustadas às expectativas institucionais de melhoria na assistência. “Esta atividade de educação permanente é relevante na medida em que articula serviços afins EEUFMG e HC, estimulando a integração docente/discente/serviço, permitindo reflexões e observações de outros pontos de melhoria e de atenção a serem observados no cotidiano do trabalho, aumentando a qualidade da assistência prestada aos pacientes atendidos no Pronto Socorro do HC”, relata a professora Fernanda Batista.

Escape RoomTreinamento  Escape Room, ação inédita no Hospital das Clínicas
  Foto: Luna Normand (Jornalista do HC-UFMG/Ebserh)

A enfermeira Luiza Rosa Werneck, Coordenadora de Enfermagem do Pronto Socorro do HC, enfatiza que utilizar de processos educativos gamificados é uma forma de envolver as pessoas no treinamento, proporcionando aprendizagem na prática com melhor assimilação do conteúdo abordado. “Vamos abordar temas como segurança do paciente e prevenção de infecção relacionada à assistência”.

Metodologia
Será feita uma abordagem in loco no Pronto Socorro do HC-UFMG/Ebserh para aplicação do Escape Room, modelo que vem de encontro à uma simulação que além de realista e dinâmica é também rápida, permitindo ausência dos profissionais por curto período durante a jornada de trabalho.

A professora Fernanda Batista explica que para que a simulação realística ocorra, é necessária a reprodução do ambiente de assistência, e idealmente no setor de origem visando um número maior de participantes, e que esteja totalmente dentro da realidade vivenciada pela equipe. “Esta capacitação acontece em um tempo pré-determinado de 15 minutos, onde o participante entra no quarto “do paciente” e precisa encontrar falhas e riscos assistenciais previamente criados pela equipe de facilitadores para que hipoteticamente consiga sair do quarto. A gamificação no treinamento de equipes aumenta o engajamento dos participantes, motiva comportamentos e facilita o aprendizado”, detalha.

A ação educativa contará também com a participação de acadêmicos de Enfermagem da EEUFMG que fazem parte da Liga Acadêmica de Emergência e Trauma (LAET), sob a coordenação das professoras Allana Correa e Miguir Donoso, em parceria com o Centro de Memória da Escola de Enfermagem - CEMENF, orientados e supervisionados pelas docentes com apoio da coordenação do PA/HC.