Hospital das Clínicas recruta voluntários para estudo que avalia vacinas contra a covid

pesquisa hcO Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh está recrutando profissionais de saúde para participar de pesquisa nacional que avalia segurança e efetividade das vacinas contra a covid-19. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de junho, no site do HC. Os atendimentos ocorrerão no Ambulatório Borges da Costa, um dos anexos do hospital, e os voluntários receberão ajuda de custo no valor de R$20, para custeio do transporte.

O estudo, intitulado SevaCov-Pro, ajudará a entender como funcionam as vacinas contra a covid-19 na vida real, ou seja, fora do ambiente controlado dos ensaios clínicos. Serão colhidos dados também sobre a duração da proteção nas pessoas que estão mais expostas ao vírus e a resposta imunológica após a vacina, entre outros aspectos.

Os voluntários devem ter tomado a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca e não podem ter participado de nenhum outro ensaio clínico de vacinas. No primeiro atendimento presencial no HC-UFMG, o voluntário preencherá termo de consentimento livre e esclarecido, será entrevistado pela equipe e terá amostra de sangue coletada para dosagem de anticorpos neutralizantes contra o Sars-CoV-2.

O recrutamento começou em setembro de 2021 e já alcançou 3,5 mil pessoas em todo o Brasil. Essa primeira etapa foi restrita aos profissionais de saúde dos oito centros participantes do estudo, que é liderado pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB). Na segunda fase, a expectativa é alcançar 10 mil voluntários.

Sobre a pesquisa
A SevaCov-Pro é um estudo de fase 4 que testa na vida real como funcionam os imunizantes aplicados em profissionais de saúde, avaliando segurança (desenvolvimento de reação adversa à vacina), efetividade (existência de diagnóstico da doença pós-vacinação e gravidade), imunogenicidade (resposta imunológica) e vigilância genômica (monitoramento de variantes do novo coronavírus).

O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e deve receber, até o final do estudo, R$ 13 milhões para custeio de insumos e contratação de profissionais especializados para condução do estudo.

Os centros de pesquisa participantes são o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), o Hospital de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel), o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), o Hospital Universitário Antônio Cassiano Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), o Complexo Hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Hupe e PPC) e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Os seis primeiros integram a Rede Ebserh/MEC.

As inscrições devem ser feitas em um dos seguintes links: https://calendly.com/sevacovproexterno01/30min e https://calendly.com/sevacovproexterna02/30min. As entrevistas serão feitas no Ambulatório Borges da Costa, que fica na Avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia. Será preciso levar cartão de vacina, comprovante de vínculo com instituição de saúde e carteira profissional (dos conselhos regionais de Medicina e de Enfermagem, por exemplo).

Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 98365-4516 (WhatsApp ou ligação).

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh)