Comunidade se reúne na 21ª Jornada de Extensão da UFMG

Jornada de extensão

Até a próxima quarta-feira, 25, o campus Pampulha recebe a 21ª edição da Jornada de Extensão. Com o tema #tudojuntoemisturado: como integrar a extensão ao ensino e à pesquisa, a edição deste ano vai abordar o impacto da prática extensionista na vida dos estudantes e a sua articulação com a pesquisa e o ensino. Estudantes, professores, coordenadores, técnicos e representantes da comunidade externa podem participar das atividades.

Depois de dois anos em formato virtual devido à pandemia da covid-19, as atividades da Jornada ocorrem presencialmente. Hoje e amanhã, as salas do CAD 1 abrigam as turmas da oficina A integração da extensão com o ensino e com a pesquisa e como ela pode contribuir para a formação dos/das estudantes, que será ministrada por professores e servidores técnico-administrativos da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Eles vão apresentar os conceitos, as diretrizes e as modalidades da extensão universitária, além das oportunidades oferecidas por essa dimensão acadêmica e a importância de sua integralização na grade curricular dos cursos de graduação.

Seminário
Na quarta-feira, 25, às 15h, o Auditório Nobre do CAD 1 terá exposição oral dos três discentes que venceram o concurso de vídeos promovido pela Jornada: Arthur Felipe Barroso, do curso de Fisioterapia, Igor Santana, das Ciências Biológicas, e Samuel Soares, estudante de Agronomia. As apresentações serão seguidas de debate mediado pela professora Márcia Martins, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

O seminário terá também duas atrações culturais. Representando o projeto Literatura afro-brasileira em foco, da Faculdade de Letras (Fale), a estudante Débora Araújo apresentará o conto Iemanjá e o poder da criação do mundo. O projeto Teatro no ar, do Teatro Universitário (TU), exibirá a peça O louco lúcido, que será encenada pelos estudantes Delaney Junior e Dê Jota.

Estudantes interessados em participar como ouvintes podem se inscrever por meio de formulário on-line. A atividade também será transmitida pelo canal da Pró-reitoria de Extensão da UFMG no YouTube.

Outras informações podem ser obtidas no site da Jornada.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)