Professoras e aluna da Escola são autoras de e-book sobre consulta de Enfermagem para pessoas com diabetes

e book diabetesNesta quarta-feira, 25 de maio, aconteceu o lançamento do e-book gratuito "Consulta de enfermagem no acompanhamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 na atenção primária à saúde”, da Sociedade Brasileira de Diabetes. A publicação conta com a autoria de duas professoras da Escola de Enfermagem da UFMG, Alexandra Dias Moreira do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública e Heloisa de Carvalho, professora aposentada do Departamento de Enfermagem Aplicada e da doutoranda da Pós-graduação em Enfermagem, Fernanda Azeredo Chaves, orientanda da professora Tânia Couto Machado Chianca.

O material é direcionado aos enfermeiros da atenção primária à saúde (APS) e visa qualificar o cuidado às pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) nas consultas de enfermagem, auxiliando no diagnóstico, prescrição e implementação de ações de enfermagem que contribuam para a promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde. “O conteúdo foi organizado abordando teoria e consulta de enfermagem, envolvendo os sete comportamentos para o autocuidado em diabetes mellitus, com enfoque na elaboração do histórico, diagnóstico, resultado e intervenção de enfermagem. Esperamos que a leitura possa contribuir para qualificar as ações no cuidado às pessoas com DM2 e seja um convite para que o enfermeiro possa refletir sobre suas práticas, ampliar os seus conhecimentos e conquistar maior autonomia, valorização e satisfação profissional e pessoal”, afirmam as autoras.

Além das professoras Alexandra e Heloísa e da doutoranda Fernanda, o e-book possui autoria de Agma Leozina Viana Souza, Antônia Tayana da Franca Xavier, Maria Eugênia Silva Hitchon, Maria Gabriela Secco Cavicchioli, Nilce Botto Dompieri e Rosilei Teresinha Weiss Baade.