[Opinião] 6 de Junho – Data alusiva ao Combate à Desnutrição Hospitalar

braspen 2A desnutrição hospitalar afeta um em cada três pacientes hospitalizados, o que é extremamente preocupante pelas consequências que ocasiona, como: aumento em quatro vezes do risco de se ter lesão por pressão; aumento em três vezes do tempo de internação; piora na resposta imunológica; atraso no processo de cicatrização; risco elevado de complicações cirúrgicas e infecciosas; e aumento do risco de mortalidade. Infelizmente, muitas vezes a avaliação do estado nutricional é negligenciada.

Assim, é preciso que todos os profissionais de saúde fiquem atentos a sinais como: jejum prolongado; baixa aceitação da dieta; atrasos na infusão de nutrição enteral ou parenteral quando prescritas; observação atenta de sinais e sintomas como náuseas e vômitos, diarreia, distensão abdominal, constipação, alteração de paladar e olfato. Faz-se de extrema importância monitorar o peso do paciente ao longo da internação, e registrar todas essas observações no prontuário, as quais irão embasar as avaliações e condutas da equipe multiprofissional, salientando-se a necessidade de solicitação de interconsulta da nutrição sempre que necessário. Além disso, não se pode esquecer de necessário engajar o paciente e familiares no tratamento, conscientizando-os da alimentação como aspecto fundamental para a manutenção do estado de saúde.

Cabe pontuar, ainda, que a hospitalização acaba por ocasionar redução significativa na mobilidade, e com isso por favorecer a sarcopenia. Dessa forma, a mobilização e reabilitação devem ser também uma preocupação permanente dos profissionais, a fim de se evitar a fraqueza muscular e com isso maior risco de queda, além do comprometimento do funcionamento de outros órgãos e da capacidade funcional dos pacientes como um todo.

Assim, fique atento! A identificação e intervenção precoce frente à desnutrição pela equipe de saúde terão impactos importantíssimos no desfecho da internação, contribuindo fortemente para a recuperação dos pacientes internados.

Para dar maior visibilidade a essa problemática, a Campanha ‘Diga não à Desnutrição’ foi criada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN), e tem por objetivo sensibilizar profissionais de saúde e a sociedade o enfrentamento dessa problemática. Participe!

Por: Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa- Professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG

Esta página é reservada a manifestações da comunidade universitária. Para ser publicado, o texto deverá versar sobre assunto de interesse da comunidade da Escola de Enfermagem, com enfoque amplo. Também deverá conter o nome completo do autor, seu vínculo com a universidade, telefones e correio eletrônico. O texto original poderá ser editado de acordo com as normas jornalísticas adotadas pela Assessoria de Comunicação da Escola. Sua publicação, porém, não exprime necessariamente a opinião da Escola de Enfermagem.