Chapa Ágora obtém 85,79% dos votos válidos ponderados na consulta à comunidade

A chapa “Ágora: presença, compromisso e participação”, composta pelas professoras Sônia Maria Soares, candidata a diretora, e Simone Cardoso Lisboa Pereira, candidata a vice-diretora recebeu 85,79% dos votos válidos ponderados no processo de consulta à comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem da UFMG para elaboração da lista tríplice do pleito à diretoria e vice-diretoria da Instituição. A porcentagem de votos brancos ponderados foi de 14,21%.

IMG 6110Chapa Ágora: Professoras Sônia Soares e Simone Cardoso
Foto: Rosânia Felipe| EEUFMG

Pela primeira vez a votação foi realizada em formato on-line, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. A votação se deu nos dias 14 e 15 de julho e puderam votar todos alunos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado (efetivamente matriculados); todos os professores do quadro permanente (em efetivo exercício); e todos servidores técnico-administrativos em educação – TAE – (em efetivo exercício). O resultado será homologado no dia 1º de agosto. A consulta definirá os indicados para a gestão de 2022 a 2026.

Em números absolutos, a Chapa recebeu 65 votos de professores, 41 de servidores técnico-administrativos em educação e 118 de estudantes. O sistema de ponderação de votos – previsto no Estatuto da UFMG, que segue o decreto 1.916/96 do governo federal – estabelece os pesos do sufrágio dos servidores docentes (70), servidores técnico-administrativos (15) e estudantes (15).

O prazo para recursos é de 18 a 22 de julho de 2022.

"Agradecemos a nossa comunidade acadêmica pela expressiva votação que tivemos, isso demonstra a confiança e o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido às frente da nossa Escola nesses últimos anos. Vamos dar continuidade ao diálogo que iniciamos nessa trajetória, fortalecendo tudo que precisamos conquistar e valorizar em prol da nossa Escola de Enfermagem. Seguimos juntas e preparadas para essa nova jornada", declarou a chapa.

Confira a Planilha Geral de Lançamento de Votos Apurados (sem ponderação)
Confira a Planilha com Ponderação dos Votos Apurados

Chapa “Ágora: presença, compromisso e participação
Candidata a diretora, Sônia Soares é professora titular do Departamento de Enfermagem Básica, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Enfermagem Saúde Comunitária pela Escola de Enfermagem Anna Nery (1987), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) com bolsa Sandwhich na University of California San Francisco nos Estados Unidos (1997-1998) e Pós-Doutorado na New York University (2013). Atualmente ocupa o cargo de diretora da EEUFMG; foi vice-diretora na gestão 2014-2018.

A candidata a vice-diretora, Simone Cardoso, é professora associada do Departamento de Nutrição, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (1994), com Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Microbiologia também pela UFV. Chefe de Departamento de Nutrição (2015-2018). Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da EEUFMG.