Calendário

Com bolo, concerto e piquenique cultural, 'Domingo no campus' celebra os 95 anos da UFMG

domingo no campusA 18ª edição do Domingo no campus será realizada no próximo dia 4, das 9h às 13h. Além de dezenas de atrações de lazer, esporte, arte e cultura, será prestada uma homenagem aos 95 anos da UFMG, em frente ao prédio da Reitoria. Haverá uma apresentação do Ars Nova — Coral da UFMG, e um bolo de aniversário será compartilhado.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação inclui oficinas de percussão, bordado livre, origami, fotografia e educação ambiental, além do tradicional projeto Tô de boa, tô no campus.

O público ainda poderá participar de atividades como feira agroecológica, xadrez, caminhada, roda de capoeira, ultimate frisbee, programa Estação Ecológica e feira de adoção de animais. Após o intervalo de três anos, o Espaço Inclusivo Praia retorna à agenda do evento.

Grafite e rádio
O Domingo no campus terá também intervenção cultural da artista visual e grafiteira Raquel Bolinho, piquenique musical do Grupo Bambulha, shows do grupo Arequipa e de Alan da Silva Melo e inauguração da exposição Memória moderna: coleção Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

Todas as atividades vão ocorrer nas áreas abertas do campus, no entorno de pontos de referência como a Reitoria, a Praça de Serviços, a Escola de Música e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

A Rádio UFMG Educativa, que completa 17 anos no dia 5 de setembro, vai transmitir o evento das 10h às 12h, no âmbito do programa Manhã musical. Repórteres da emissora espalhados pelo campus vão entrevistar os participantes e os organizadores das principais atrações. Ouça a chamada.

Conexão com a cidade
O Domingo no campus tem o objetivo de abrir os espaços ao ar livre dos campi da UFMG para que a comunidade interna e externa possa usufruir de atividades de lazer, esporte, arte e cultura.

Depois de três anos de interrupção – em razão de restrições orçamentárias e, posteriormente, da pandemia de covid-19 –, o evento voltou a reunir a comunidade da UFMG e a população de Belo Horizonte no campus Pampulha, no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

(Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)