Congregação define lista tríplice de indicados para a gestão da EEUFMG entre 2022 e 2026

A Congregação da Escola de Enfermagem da UFMG se reuniu na tarde desta quinta-feira, 1º de setembro, para definir as listas tríplices de indicações para os cargos de diretoria e vice-diretoria da Unidade, gestão 2022-2026.

Para o cargo de diretor, foram indicadas as professoras Sônia Maria Soares, do Departamento de Enfermagem Básica (ENB), Eline Lima Borges, do Departamento de Enfermagem Básica (ENB) e a professora Carla Aparecida Spagnol, do Departamento de Enfermagem Aplicada (ENA). Já para a vice-diretoria, foram indicados os professores do Departamento de Nutrição (NUT), Simone Cardoso Lisboa Pereira, o professor do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública (EMI), Jorge Gustavo Velásquez Meléndez e a professora Aline Cristine Souza Lopes, do Departamento de Nutrição (NUT).

IMG 7197Reunião da Congregação para elaboração da lista tríplice de candidatos aos cargos de Diretor e Vice-Diretor – gestão 2022/2026

Na consulta à comunidade, realizada nos dias 14 e 15 de julho, a chapa “Ágora: presença, compromisso e participação”, composta pelas professoras Sônia Maria Soares e Simone Cardoso Lisboa Pereira – recebeu 85,79% dos votos válidos ponderados, sendo reeleita. A previsão da nomeação oficial da recondução à direção é para outubro deste ano, quando se encerra a atual gestão das diretoras. A previsão da nomeação oficial da recondução à direção é para outubro deste ano, quando se encerra a atual gestão das diretoras.

Chapa “Ágora: presença, compromisso e participação
chapa agoraCandidata a diretora, Sônia Soares é professora titular do Departamento de Enfermagem Básica, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestrado em Enfermagem Saúde Comunitária pela Escola de Enfermagem Anna Nery (1987), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2000) com bolsa Sandwhich na University of California San Francisco nos Estados Unidos (1997-1998) e Pós-Doutorado na New York University (2013). Atualmente ocupa o cargo de diretora da EEUFMG; foi vice-diretora na gestão 2014-2018.

A candidata a vice-diretora, Simone Cardoso, é professora associada do Departamento de Nutrição, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (1994), com Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Microbiologia também pela UFV. Chefe de Departamento de Nutrição (2015-2018). Atualmente ocupa o cargo de vice-diretora da EEUFMG.