95 anos: novo vídeo institucional da UFMG é inspirado na ideia de ‘interseção’

O conceito de “interseções” orienta a produção do novo vídeo institucional da UFMG, exibido durante a sessão solene que comemorou os 95 anos da Universidade no último dia 5. A palavra traduz o tema das celebrações e sugere uma interseção entre o Brasil e a Universidade – a independência do país, que completa 200 anos, e a fundação da Universidade ocorreram na mesma data: 7 de setembro.

No vídeo, a ideia foi ampliada para diversas interseções no mundo, no estado de Minas Gerais e entre as pessoas, as áreas do conhecimento e atividades na UFMG. As convergências aparecem na locução, nas imagens e na trilha musical por meio das rimas audiovisuais, que são encontros e ligações entre cores, formas e temas, de forma simbiótica. As imagens e sons justapostos promovem encontros de sentido e demonstram a integração e a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A trilha musical da produção foi desenvolvida pelo professor Mauro Rodrigues, da Escola de Música da UFMG, e executada pela Geraes Big Band. Foi concebida a partir do congo Eu tava dormindo, canto do repertório reinadeiro transcrito com base na performance do capitão José Apolinário Cardoso, da Irmandade do Jatobá. A transcrição foi realizada pela professora Glaura Lucas e publicada no livro Os sons do Rosário, o congado mineiro dos Arturos e Jatobá, lançado pela Editora UFMG há 20 anos.

Uma voz feminina, de Luciana Veloso, foi escolhida para a locução. Para encontrar o tom natural da narração, o vídeo contou com a produção de Juarez Guimarães Dias e direção de Carlos Magno Mendonça, ambos professores do Departamento de Comunicação da UFMG.
(TV UFMG)