Curso busca voluntários para participar de capacitação de enfermeiros em prova tuberculínica

prova tuberculínicaO curso de Capacitação para prova tuberculínica com PPD (Derivado Proteico Purificado) da Faculdade de Medicina está buscando 300 estudantes da UFMG interessados em participar como voluntários de um treinamento de enfermeiros do Hospital das Clínicas. Segundo a coordenadora, professora Silvana Spindola, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, “esse treinamento tem o objetivo de capacitar os enfermeiros a realizarem o teste PPD na pele de pacientes do SUS, para saber se estão infectadas ou não com tuberculose”.

O teste é padronizado pelo Ministério da Saúde e já é realizado desde 1930. A professora ressalta que não se trata de uma pesquisa e não há outros critérios de participação além do vínculo estudantil com a Universidade e ter mais de 18 anos. Além disso, ela pontua que os voluntários beneficiam os enfermeiros na questão educacional, o que terá impacto no atendimento de pacientes do SUS, e também poderão saber se estão infectados ou não com o bacilo da tuberculose.

Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail silvanaspindola@gmail.com até às 12h de domingo.

Os voluntários devem comparecer na próxima segunda e terça-feira, 19 e 20 de setembro, entre 11h e 13h, no espaço de coleta ambulatorial do Hospital das Clínicas da UFMG, para aplicação da substância. Este é um processo rápido, com duração de segundos. Após três dias, devem retornar para avaliar e receber o resultado sobre a infecção pelo bacilo da tuberculose. Caso algum exame dê positivo, a pessoa será avaliada pela professora Silvana Spindola e receberá os devidos encaminhamentos.
(Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG)