Alunos da Escola de Enfermagem participam de evento da Semana Nacional do Trânsito realizado no CEFET

DSC 0056No dia 22 de setembro, os alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e da Residência em Enfermagem Cardiovascular do Hospital das Clínicas da UFMG, participaram das atividades da 1ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (FECITRAN), que aconteceu no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O evento, que está inserido na programação da Semana Nacional do Trânsito 2016, conta com a parceria das Unidades do campus Saúde da UFMG.

O tema escolhido para esta primeira edição da FECITRAN foi “Vida no Trânsito” e, durante a feira, os alunos de graduação e do ensino médio do CEFET apresentaram trabalhos sobre temas diversos como: Bicicletas no trânsito, Risco Alcoólico, Idosos no trânsito, Em busca da acessibilidade e Pedestres. Além disso, foram realizadas palestras com profissionais ligados à área de transporte e trânsito e atividades de saúde como aferição da pressão arterial, feita pelos alunos do curso de Enfermagem e Residência em Enfermagem Cardiovascular do HC e atividade de Educação Alimentar e Nutricional, com alunas do curso de Nutrição, destacando a importância de reduzir o consumo de produtos ultraprocessados como refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos e salgadinhos, conforme a recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira. Além disso, os alunos, orientados pela professora Larissa Loures Mendes, abordaram a importância de consumir alimentos in natura e minimamente processados.

DSC 0811Atividade de Educação Alimentar e Nutricional

O evento é resultado de uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e o Departamento de Engenharia de Transportes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (DET/CEFET-MG).