Calendário

Fevereiro 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Em aula aberta, pesquisadores vão detalhar nova legislação de rotulagem nutricional

tabela nutricionalComo parte da programação da Semana do Conhecimento 2022, pesquisadores da Faculdade de Farmácia ministrarão aula aberta com o tema A nova legislação de rotulagem de alimentos e evidências científicas. O evento ocorrerá às 9h do dia 17 de outubro, segunda-feira, na sala 3062 da Faculdade de Farmácia.

As inscrições são feitas via formulário, e haverá emissão de certificado aos participantes. A atividade será mediada pela professora Lucilene Rezende e pelas pesquisadoras Crislei Gonçalves, Luiza Vargas e Sarah Pontes, todas do Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos (PPGCA).

Novas regras
De acordo com o site da Anvisa, a Tabela de Informação Nutricional, presente nas embalagens dos alimentos, passará a ter, invariavelmente, letras pretas e fundo branco. O objetivo é afastar a possibilidade de contrastes que atrapalhem a legibilidade das informações.

Também passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100g ou 100ml, bem como o número de porções por embalagem.

A principal novidade, no entanto, diz respeito à rotulagem nutricional frontal — um símbolo informativo (no caso, uma lupa preta) que deve estar em destaque na parte da frente da embalagem e alertar os consumidores quanto ao alto teor de açúcar, sódio e gorduras saturadas.

Trabalhos anteriores
No evento do próximo dia 17, as pesquisadoras também vão discorrer sobre trabalhos anteriores, desenvolvido no âmbito do PPGCA.

No início deste ano, o doutorando Alessandro Rangel lançou um aplicativo para celular que, ao escanear os códigos de barra de alimentos processados e ultraprocessados, informa sobre a presença de nutrientes em excesso. A pesquisa foi tema de matéria publicada no Portal UFMG.

Em agosto, cientistas da UFMG, em parceria com acadêmicos da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), assinaram o artigo Strengthening Food Labeling Policies in Brazil, publicado no portal Frontiers in Nutrition, em que avaliam a viabilidade da nova regulamentação e a compara com normas vigentes em outros países.
(Centro de Comunicação da UFMG)