Calendário

Fevereiro 2022
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Hospital das Clínicas e Escola de Enfermagem promovem jornada sobre prevenção e controle do câncer de mama

WhatsApp Image 2022 10 17 at 16.47.48
O Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh e a Escola de Enfermagem da UFMG realizam nos dias 21 e 26 de outubro a "Jornada Outubro Rosa 2022", com palestras e mesas-redondas sobre prevenção e controle do câncer de mama. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os profissionais e estudantes do Campus Saúde da UFMG.

No dia 21 de outubro, as atividades serão realizadas no auditório Jenny de Andrade Faria do HC, a partir das 7h30, com discussões sobre: “Transformando a vida de mulheres com câncer de mama através do movimento”, com o educador físico Pedro Almeida, ex paciente oncológico; "Muito além do prato: como a nutrição integrativa pode ajudar na prevenção e no tratamento do câncer", com a nutricionista Cristiane Alves de Oliveira; "Fatores de Risco e Prevenção do Câncer de Mama" abordado pela médica mastologista do HC/UFM, Patrícia Lauria Bittencourt; "Seguimento das pacientes tratadas no HC/UFMG", com o médico nastologista do HC/UFMG Rodrigo Otávio Teixeira; "Quimioprevenção primária, secundária e terciária", com a médica oncologista do Grupo Oncoclínicas, Carolina Martins Vieira; "Reconstrução mamária", com a cirurgiã plástica do HC Clarissa Leite Turrer e "Manejo das Pacientes de Alto Risco", com a Médica Mastologista e coordenadora do Setor de Mastologia HC, Mônica Pimentel. As inscrições para estas atividades podem ser feitas neste link.

No dia 26 de outubro, a partir das 13 horas, o auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem da UFMG será palco de discussões sobre os temas: “Câncer de Mama: Epidemiologia. Apresentação do Setor de Mastologia HC/UFMG”, com a enfermeira Leydiane Andrade Ferreira e a residente em Enfermagem obstétrica Jaqueline Vitorini da Silva; “Câncer de Mama: doença crônica não transmissível (DCNT)”, com a enfermeira Adriane de Carvalho oliveira; "Câncer de mama: prevenção e controle – Aspectos psicológicos", com Grace Pereira dos Santos, psicóloga de referência do Setor de Mastologia HC/UFMG; representante da ONG – Costurando O Bem; "Abordagem terapêutica a Mulheres com Câncer de Mama", com a fisioterapeuta Mariana Maia de Oliveira Sunemi. Como encerramento do evento, serão realizadas as entregas dos lenços arrecadados na campanha para as pacientes oncológicas do Serviço de Mastologia do HC. As inscrições podem ser realizadas neste link.