Calendário

Março 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Ações de promoção da saúde na Atenção Primária são discutidas em webconferência

No dia 19 de outubro, foi realizada a webconferência “Ações de promoção da saúde na APS” coordenada pelo Projeto de Telenutrição da Escola de Enfermagem da EUFMG para os municípios de Minas Gerais cadastrados pelo Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, transmitida no canal do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais/ UFMG.

A mediadora professora Márcia Regina Pereira Monteiro recebeu as palestrantes convidadas Luisa Azeredo Silveira, psicóloga e especialista em Atenção Primária à Saúde e em Políticas em Gestão em Saúde e Daniela Vasconcellos Dutra, nutricionista e especialista em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental.

web nut 19.10Luisa Silveira, Márcia Monteiro e Daniela Dutra

Elas discutiram a importância da reflexão sobre o conceito ampliado de saúde e de reconhecer os impactos dos determinantes socioeconômicos, culturais e ambientais no bem estar das pessoas. Além disso, enfatizaram que as ações de promoção da saúde precisam ser feitas em conjunto, com ações articuladas e para todos.

Foi apresentado os programas trabalhados na Atenção Primária relacionados à alimentação e nutrição: o programa de Vigilância Alimentar e Nutricional, o programa de Suplementação de Micronutrientes, os guias alimentares, o PROTEJA (Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil), a Estratégia Alimenta Amamenta Brasil (AAB) e o programa Crescer Saudável.

As Webconferências da Telenutrição acontecem uma vez por mês, nas quartas-feiras, às 14h no canal do YouTube do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais.