Calendário

Março 2023
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Comitê da UFMG publica novas orientações sobre cuidados na pandemia

O Comitê Permanente de Enfrentamento da Pandemia na UFMG publicou nesta quinta-feira, dia 17, documento em que atualiza os cuidados sanitários que devem ser tomados na prevenção da covid-19 no atual contexto de crescimento dos casos da doença no Brasil.

“Buscamos incluir algumas evidências cientificas consolidadas sobre a covid-19 para que as pessoas compreendam melhor a dinâmica da adoção de medidas preventivas", informa o documento. As orientações, segundo o comitê, estão alinhadas com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte.

No texto, os especialistas do comitê recomendam incrementar as taxas de vacinação contra a covid-19, garantir doses suficientes para imunizar todas as crianças de 6 meses a 5 anos independentemente da presença de comorbidades, viabilizar a aprovação e o acesso às vacinas bivalentes de segunda geração, disponibilizar as medicações já aprovadas pela Anvisa para o tratamento e prevenção da doença e adotar medidas de prevenção não farmacológicas, como uso de máscaras, principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.

O documento, que também traz um resumo do atual cenário epidemiológico, corrobora o teor da nota à comunidade, divulgada pela nesta quarta-feira, dia 16, pela Reitoria. “A UFMG segue atenta ao quadro epidemiológico e pronta para agir em caso de mudança de cenário, com cuidado e respeito à vida e à dignidade de todas as pessoas, princípios que têm pautado nossa conduta durante toda a pandemia”, afirmam, no comunicado, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.
(Centro de Comunicação da UFMG)